Segurança

Catarinenses envolvidos no transporte aéreo de drogas estão na mira da Polícia Federal

14 mandados estão sendo cumpridos em SC nesta quinta-feira (2), sendo quatro deles de prisão preventiva

Divulgação

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (2) os mandados de prisão contra quatro pessoas no Litoral Norte de Santa Catarina. Elas são investigadas por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ordens judiciais da Operação Manifest estão sendo executadas ao longo do dia em 8 estados do país.

Segundo as investigações, o grupo usa aeronaves para transportar cocaína na rota Bolívia-Paraguai-Brasil.

​Em Santa Catarina são dois mandados de prisão em Navegantes, um em Balneário Camboriú e outro em Itajaí. A polícia ainda cumpre ordens de busca e apreensão nessas cidades e também nos municípios de Bombinhas, Porto Belo e Chapecó.

Segundo a investigação da PF, trata-se de uma organização criminosa formada por empresários do setor de aviação agrícola, advogados, pilotos e indivíduos ligados a uma facção de atuação nacional.

A operação

A Operação Manifest, deflagrada na manhã desta quinta-feira (2), contou com cerca de 150 policiais federais nas ruas para o cumprimento de 15 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Roraima e no Distrito Federal.

Também foram executadas ordens judiciais para bloqueio de imóveis e contas bancárias, sequestro e apreensão de dez aeronaves e outros veículos e bens que estiverem em poder do grupo.

As investigações iniciaram em dezembro do ano passado, a partir de um acidente aéreo ocorrido no município gaúcho de Muitos Capões. Na oportunidade, o avião utilizado para transportar droga ficou danificado no momento do pouso e permaneceu escondido, em meio a uma plantação, por cerca de uma semana.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Drogas e quase R$2 mil em tráfico são apreendidos em Tubarão

Uma dupla foi presa por estar realizando o comércio ilegal de drogas

SC volta a ter 80% de ocupação nos leitos de UTI adultos após seis meses

Segundo dados do Painel do Coronavírus, ao menos 257 pessoas estão internadas com Covid-19 no Estado

Mais de 6 mil maços de cigarros são apreendidos na BR-101, em Paulo Lopes

A carga foi avaliada em R$ 20 mil

Fecam leva mais dois casos de suposta falsidade ideológica para Ministério Público

Prefeitos Antônio Ceron (PSD), de Lages, e João Cidinei Da Silva (PL), de Anita Garibaldi, foram colocados na nominata da chapa 3, encabeçada pelo prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato