Ramon é natural de Turvo e um dos melhores do quadra de arbitragem brasileiro.
Foto: Reuters
Horas depois da polêmica envolvendo o clássico São Paulo 2 x 3 Palmeiras, a CBF decidiu afastar o árbitro Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, responsável pela condução da partida válida pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
A entidade também anunciou o afastamento de Ilbert Estevam da Silva, que atuou como árbitro de vídeo (VAR) no mesmo confronto. Segundo nota oficial, ambos serão “condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades”.
A decisão da Comissão de Arbitragem ocorre após críticas generalizadas à atuação da equipe de arbitragem, especialmente por lances interpretativos que geraram reclamações dos dois lados.
Além do jogo no Morumbi, o duelo entre Red Bull Bragantino e Grêmio, também pela 27ª rodada, teve seus profissionais afastados. O árbitro Lucas Casagrande e o responsável pelo VAR, Gilberto Rodrigues Castro Junior, passarão pelo mesmo processo de reavaliação interna.
Com isso, quatro árbitros ficam temporariamente fora das escalas da CBF. O órgão reforçou que a medida faz parte de um processo contínuo de qualificação e aprimoramento dos profissionais da arbitragem brasileira.