Geral

Cebola, batata e mostarda lideram inflação em 2022 em SC; veja alimentos que mais encareceram

Encarecimento dos preços chega a 67% em um ano, de acordo com índice produzido por pesquisadores da Udesc

Foto: Ilustrativa/Divulgação

A cebola, a batata inglesa e a mostarda foram os alimentos que mais encareceram proporcionalmente em 2022, segundo a edição mais recente do ICV (Índice de Custo de Vida), produzido pela Esag/Udesc (Centro de Ciências da Administração e Sócio Econômicas).

O ranking dos alimentos é liderado pelo preço da cebola lavada, cuja variação em Florianópolis é de 67,37% em um ano. A título de exemplo: se o consumidor pagava R$ 4,99 no kg durante 2021, ao fim de dezembro passou a desembolsar R$ 8,35.

Conforme o ICV, em seguida vêm a batata inglesa (aumento de 56,85%), mostarda (38,96%), milho de pipoca (30,28%), queijo minas (29,01%), leite em pó (26,29%), margarina (21,40%) e maionese (20,56%). A lista detalha variações em 44 alimentos.

Ao observar as demais categorias, cabe destacar o preço das passagens aéreas, que praticamente dobraram de um ano para o outro. O encarecimento é de 94,46%, segundo o ICV.

É expressivo também o aumento no preço do carvão vegetal (72,53%), sabonete (58%), absorvente (30,01%), azulejo e piso (28,77%), detergente (25,85%), meias (25,92%) e uniforme escolar (21,07%), dentre outros.

Há também itens e serviços cujos preços diminuíram em um ano. Dentre eles as bermudas (-33,70%), energia elétrica (-18,38%) presunto (-14%), laranja paulista (-13,96%), peito de frango (-13,02%), e a lista segue.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Via ND+