Geral

Cedup tem 90% das obras concluídas

O Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) em Rio Fortuna já conta com 90% da parte física pronta. Conforme o secretário de Desenvolvimento Regional, Roberto Kuerten Marcelino a previsão é que a obra seja inaugurada até setembro.

“Toda parte de estrutura, alvenaria e contrapiso estão concluídas. O bloco pedagógico e o auditório recebem os últimos ajustes assim como a colocação de grama no pátio”, destaca Marcelino.

Rio Fortuna recebe um dos mais importantes centros de educação para o desenvolvimento da região. O projeto irá beneficiar alunos de toda a região, tendo em vista que o centro ira trazer benfeitorias a todos os jovens. “Já estamos em busca dos cursos que serão desenvolvidos no local. Queremos que tudo esteja pronto, para que logo que for inaugurado as aulas iniciem”, destaca o gerente de Educação, Ademar Rohling.

A previsão da  Educação é que dois cursos voltados à agricultura familiar sejam os primeiros. “A agricultura é forte na nossa região então pensamos em produção de alimentos e de leite, para depois evoluir para outras áreas”, completa Rohling.

A obra que deverá custar mais de R$ 7,8 milhões, tem uma área total de 5.577,39 metros quadrados e faz parte do programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. Ela contará com a ajuda do Estado, que terá o compromisso de arcar com a manutenção da escola e a mão-de-obra dos professores.  “A instituição de ensino será voltada para o setor agrícola e atenderá não somente Rio Fortuna, mas toda a região”, garantiu o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, um momento como este é raro, já que os alunos tinham que se descolar até outras cidades para fazer os cursos. “Agora os filhos dos agricultores poderão se especializar perto de casa sem ter que percorrer muitos quilômetros e já sairão da escola com uma ampla visão do futuro”, completou.

A estrutura é composta por salas de aula, laboratórios, banheiros, ginásio, auditório, refeitório e biblioteca.

 

Colaboração: Chênia Cenci/Assessoria de Comunicação da SDR Braço do Norte

[soliloquy id=”57364″]