Geral

Celesc vai substituir equipamentos de todos os prédios públicos de Criciúma

O projeto visa a substituição de equipamentos em prédios públicos como ar condicionados, lâmpadas, motores antigos entre outros

Uma equipe da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A (Celesc) esteve em reunião, na tarde desta segunda-feira (20), com o prefeito Márcio Búrigo e o vice Verceli Coral. Na ocasião os representantes da empresa apresentaram o projeto Prédios Públicos, que implica na substituição de todos os equipamentos ineficientes existentes nos prédios públicos do município. O projeto faz parte da lei federal Nº 9.991/2000, que implica na destinação de 0,5% da receita operacional líquida da estatal em programas de eficiência energética, conforme regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

De acordo com o assessor da diretoria técnica da Celesc, Mário Ari Vieira, serão substituídos equipamentos como: lâmpadas incandescentes e fluorescentes tubulares, reatores elétrico magnéticos, motores e refrigeradores antigos, além de ares-condicionados e bebedores. “Com este projeto, o consumo total de energia gasto por mês vai reduzir entre 35 e 40%”, garante Vieira.

O prefeito Márcio Búrigo compreende que o projeto, além da redução, vai contribuir para a atualização dos equipamentos existentes em prédios, como o Paço Municipal Marcos Rovaris, escolas e postos de saúde. “A nossa equipe realizará um projeto para verificar os equipamentos existentes para que então seja realizada a substituição. Nos próximos dias vamos enviar um relatório”, explica o prefeito.

Após a conclusão do relatório, será realizada a licitação, para a empresa responsável executar a substituição. O assistente da presidência Eron Kuster ressalta que os equipamentos instalados via projeto só poderão ser substituídos por outros da mesma característica e eficiência, podendo ocasionar na devolução dos recursos investidos no projeto, caso haja o não cumprimento.

Tiago Maciel/Decom Prefeitura de Criciúma