Poder Executivo

Censo 2022 é pauta de reunião de prefeitos da região

Foto: Divulgação

Preocupados com os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o Censo 2022, os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 09, no gabinete do prefeito de Criciúma.

Os prefeitos questionam os números baseados no cadastro da população atendida nos postos de saúde e a média do número de eleitores nos municípios, alegando que são maiores do que os divulgados.

Retificação dos números

Os servidores do IBGE participaram da reunião dando detalhes da metodologia e explicando que até o dia 31 de janeiro, recenseadores ainda trabalham nos municípios e a partir do próximo mês serão apenas funcionários do IBGE. “Estamos fazendo um apelo a população que colabore no atendimento aos recenseadores. Há uma dificuldade em encontrar as pessoas em casa. É isso é preocupante”, afirmou o presidente da AMREC e prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves.

O prefeito ainda pediu à população que caso não tenha sido visitada pelos recenseadores do Censo, que liguem no Disque Censo 137, disponível das 8h às 21h30, todos os dias. A coleta de dados para o Censo 2022 iniciou ainda em agosto, e a previsão de encerramento é par ao mês de fevereiro de 2023.

Preocupação

Uma das preocupações dos prefeitos é com a receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é calculado com base nos dados populacionais. No dia 28 de dezembro de 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou a Decisão Normativa 201/2022 (Exerc. 2023) que estipula os coeficientes do FPM para o exercício 2023.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

FECAM

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) também demonstrou preocupação, principalmente com os 13 municípios que devem ser afetados com as perdas. Caso de Nova Veneza, da região da AMREC, que tinha uma população estimada de 15.515, e pelos números do Censo divulgados no fim do ano passado teria encolhido para 13.309.

A lista ainda tem outros quatro municípios da região sul, caso de Capivari de Baixo, Laguna, São Ludgero e Sombrio.

 

 

Notícias Relacionadas

Satc: 65 anos de dedicação à educação e ao desenvolvimento regional

Instituição celebra aniversário neste dia 2 de maio reforçando o compromisso com as pessoas e as organizações

Chuva deixa SC em “alerta vermelho” para inundações na divisa com o RS

Cidades próximas da fronteira com o Rio Grande do Sul estão com risco alto para enxurradas e inundações

Tigre marca jogo-treino contra o Caravaggio

Chuva causa estragos e deslizamentos de terra na Serra de SC

Desde quarta-feira (1º), região vem sofrendo as consequências do mal tempo