A busca pelo Conhecimento

Centenário do maior conflito urbano brasileiro

Foto: Divulgação

A revolta paulista de 1924 ou também designada de movimento de 1924, foi um conflito armado que teve como palco central a cidade de São Paulo. Para entendermos melhor a causa dessa revolta, temos de analisar fatos que a antecederam, o maior deles era o descontentamento de jovens oficiais do exército em relação à situação política no país. Essa insatisfação levou a surgir o movimento que ficou conhecido como tenentismo, a qual tinha como ponto central, derrubar o governo do presidente Artur Bernardes e colocar em prática novas reformas políticas, já que o Brasil vivia um período caracterizado por fraudes eleitorais, coronelismo, voto de cabresto, corrupção e o poder nacional nas mãos das oligarquias paulista e mineira.

Leia mais sobre: Conheça mais sobre o surgimento da pré-história

No dia 05 de Julho, os jovens tenentistas liderados pelo general Isidoro Dias Lopes, se organizaram e começaram a realizar os bombardeamentos na capital paulista. Em meio a uma multidão de pessoas inocentes mortas e um cenário caótico de destruição, acabou por resultar em um abandono em massa dos habitantes da cidade em direção ao interior do estado, para se protegerem de um evento nunca visto anteriormente.

Durante quase todo mês de Julho, aconteceram esses sérios combates na cidade de São Paulo, isso porque no dia 28, os combatentes foram rapidamente derrotados pelas tropas governamentais, pelo fato de não conseguirem o apoio de outros grandes estados da federação e pela falta de um plano de ações após essa primeira etapa dos ataques. Muitos deles foram presos, torturados ou mortos, entretanto uma grande parcela conseguiu fugir para os estados da região Sul, onde formaram ao lado de Luís Carlos Prestes, a famosa: “Coluna Prestes”.

Notícias Relacionadas

Um período de muitas transformações mundiais

Nevoeiros densos transformam a paisagem de Santa Catarina neste inverno

Segundo a equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, o nevoeiro nada mais é do que uma nuvem que se forma próxima ao solo

Inscrições gratuitas para Prouni de 2024 terminam nesta sexta-feira

Programa oferece mais de 243 mil bolsas em faculdades privadas

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 65 milhões

Sorteio será realizado, a partir das 20h, em São Paulo