Geral

Central Hidrelétrica da Barra do Rio Chapéu é inaugurada

O projeto da Eletrosul, executado na divisa de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, contou com recursos do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha

O primeiro empreendimento de geração da Eletrosul em Santa Catarina foi entregue oficialmente ontem. A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Barra do Rio Chapéu, na divisa de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, disponibilizará 15,15 megawatts (MW) ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o suficiente para atender o consumo de 128 mil habitantes.

O projeto contou com a parceria do banco de fomento KfW, que financiou as obras com recursos do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha. “Mais que um marco para a Eletrosul, a inauguração dessa obra mostra a sintonia com o planejamento estratégico do governo de ampliar a participação de fontes alternativas na matriz energética brasileira”, destacou o presidente da estatal, Eurides Mescolotto.

Segundo o Jornal Notisul, a geração hídrica a partir de usinas de pequeno porte em todo o Brasil chegará a 7 gigawatts (GW) até 2021, um crescimento superior a 65%, segundo projeções do Plano Decenal de Expansão (PDE), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A implantação da PCH Barra do Rio Chapéu é resultado do Acordo de Cooperação Brasil-Alemanha no Setor de Energia, com foco em Energias Renováveis e Eficiência Energética, firmado em Brasília, em 14 de maio de 2008.