Saúde

Centro cirúrgico do hospital de Laguna fecha após único anestesista pedir demissão

Profissional está há quatro meses sem receber salário e honorários, segundo sindicato. Funcionários da unidade fazem protesto.

Foto: Simesc/Divulgação

O Centro cirúrgico do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, no Sul catarinense, amanheceu fechado nesta sexta-feira (15). O único médico anestesista do local pediu demissão após quatro meses sem receber salários e honorários de atendimentos. As informações do G1SC.

No início deste mês os atendimentos eletivos deixaram de ser feitos em uma paralisação dos médicos da unidade por não receberem honorários de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por convênios. No entanto, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc) o anestesista que pediu demissão, além dos honorários, também não recebia salário há quatro meses.

Na tarde desta sexta funcionários realizam protesto pelas ruas de Laguna. Às 13h cerca de 100 profissionais se reuniram em frente à unidade de saúde e às 13h30 saíram em caminhada pelas ruas do centro. Eles devem encaminhar até o prédio da prefeitura protestando contra os atrasos e pedindo aumento de repasses de recursos ao hospital.

Foto: Simesc/Divulgação

Com a saída do profissional, cirurgias de urgência e emergência também deixam de ser feitas no local até que outro profissional seja contratado.

A direção do hospital informou à NSC TV que um novo anestesista da cidade de Imbituba foi contratado para atuar temporariamente de acordo com a demanda a partir desta sexta e que um profissional fixo para o hospital deve ser contratado para janeiro.

O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc) e funcionários do hospital informaram ao G1 que na manhã desta sexta o centro cirúrgico estava fechado.

Conforme o sindicato, equipes dos bombeiros e do Samu estão sendo informados sobre a situação para que possam encaminhar os pacientes a outras unidades. O Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) deve ser notificado sobre a situação na tarde desta sexta. Os funcionários também farão uma mobilização durante a tarde contra os atrasos dos honorários.

Sem acordo

O valor total da dívida seria de R$ 1,5 milhão, segundo o sindicato dos médicos. A direção do hospital também informou à NSC TV que pretende parcelar a dívida com os médicos.

Segundo o sindicato, os atendimentos e cirurgias eletivas estão suspensos até que os médicos e a administração do hospital cheguem a um acordo sobre o pagamento. Ainda conforme o sindicatos dos médicos, há profissionais que estão sem receber os honorários há dois anos.

Na manhã desta sexta a assessoria de imprensa da prefeitura de Laguna não tinha informações sobre o fechamento do centro cirúrgico.
Quando começou a paralisação, prefeitura informou que “está em dia com os repasses financeiros tanto os do Governo Federal quanto os da Secretaria Municipal de Saúde para o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos” e que auxilia o hospital no que é possível.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.