Turismo

Centro Cultural de Jacinto Machado entra em reforma para abrigar Museu de Geociências

O novo museu tem caráter multidisciplinar, contemplando conhecimento de diversas áreas das geociências que tem o planeta Terra como objeto de estudo.

Divulgação

Iniciaram esta semana a execução as obras de revitalização do Centro Cultural Ângelo Savi Mondo, no município de Jacinto Machado. Através do Ministério do Turismo, com apoio do senador Dário Berger, serão investidos R$ 467.021,65 na reforma do prédio.

No local já funciona o Museu Municipal Histórico de Jacinto Machado, e será implantado o Museu de Geociências, através da parceria com o geólogo, Rodrigo Sato. O novo museu tem caráter multidisciplinar, contemplando conhecimento de diversas áreas das geociências, como geologia, geografia, cartologia, astronomia, agronomia, dentre outras que tem o planeta Terra como objeto de estudo.

O museu também agrega função de apoio a pesquisa para universidades e visitação de grupos escolares e será um importante equipamento a complementar o roteiro turístico da cidade e região. “O novo espaço será um importante atrativo turístico e cultural que pode ser visitado em qualquer época do ano, além de ser uma ótima opção para os grupos que visitam a nossa cidade”, completa o secretário de Turismo, José Carlos Zanatta.

Divulgação

Segundo o prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola, as obras na estrutura do Centro Cultural devem ficar prontas no início do ano que vem. “Já temos no município o Museu Histórico, que agrega valor e traz conhecimento sobre o nosso passado recente. Com a implantação do Museu de Geociências, possibilitaremos aos visitantes o conhecimento geocientífico por meio da pesquisa, preservação de acervos técnicos e históricos e divulgação da história das geociências no Estado de Santa Catarina, no Brasil e no Mundo”.

Na Praça Capitão Jorge Tramontin ainda será ampliada a concha que serve de palco para apresentações culturais.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.

Medidas restritivas serão adotadas para conter avanço de coronavírus em Jacinto Machado

Um novo decreto será publicado nesta sexta-feira, 17, com vigência a partir de segunda-feira, 20, obrigando o uso de máscaras e determinando restrições as atividades econômicas como medidas de enfrentamento da pandemia.

Saúde de Jacinto Machado alerta para que viajantes passem por triagem ao retornar à cidade

Com dois casos de coronavírus confirmados, ambos em pessoas que viajaram para fora do município, a iniciativa visa conter a proliferação do vírus e também dar segurança ao viajante que retorna para sua família.