Saúde

Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid passa a atender adolescentes

Referência nacional, tratamento é integralmente oferecido pelo SUS

Divulgação

O Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid de Criciúma também está atendendo adolescentes. Antes dedicado aos adultos e idosos que desenvolveram limitações em decorrência da doença, o espaço agora pode ser frequentado por maiores de 12 anos, desde que acompanhados de responsáveis. O centro funciona no mesmo local do Hospital de Retaguarda do Rio Maina, desativado em setembro, e foi o primeiro com esse propósito no Brasil a atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fazemos toda a avaliação do paciente, desde quando ele inicia até ganhar alta, passando por avaliação física completa, nutricional e psicológica, além de analisarmos sua capacidade cardiorrespiratória e função respiratória”, explicou o médico e coordenador do Centro de Reabilitação, Luiz Carlos Fontana.

De acordo com ele, mais de mil pessoas foram atendidas no centro e 380 delas passaram pelo processo completo de reabilitação. O tratamento normalmente dura entre cinco e seis semanas, sendo que alguns pacientes podem precisar de mais tempo.

Sobre o Centro de Reabilitação

Referência nacional, o Centro de Reabilitação foi inaugurado em 28 de setembro de 2020. Ele possui uma equipe especializada para atender os pacientes, contando com psicólogo, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico do esporte, pneumologista e profissional de educação física.

Em setembro do ano passado o centro foi tema de discussão no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia (ERS), no qual foram apresentados dados de exames cardiorrespiratórios dos pacientes que completaram o processo de reabilitação. Em dezembro, o espaço foi apresentado ao Ministério da Saúde, por meio de uma reunião remota, e recebeu a visita do Secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta.

Como ser atendido?

Pacientes que apresentam sequelas após se recuperarem da infecção por Covid-19 devem procurar a sua Unidade de Saúde, relatar os sintomas e preencher uma ficha cadastral. A unidade encaminhará o paciente para uma avaliação no Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid. Todo o atendimento é gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Mesmo aqueles pacientes que não necessitaram de atendimento hospitalar durante o tratamento da Covid-19, podem ser atendidos no Centro”, ressaltou o coordenador.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização

Assistência Social de Criciúma entrega alimentos para instituições sociais no Parque das Nações

Ao todo, foram distribuídos 960 kg de carne, 1.500 kg de banana, 60 cestas básicas e 90 kits de legumes para 30 instituições