Geral

Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 é inaugurado em Forquilhinha

A estrutura vai atender os pacientes que apresentaram sequelas da doença

Divulgação

O Governo Municipal de Forquilhinha inaugurou nesta quarta-feira, 16, o Centro de Reabilitação Pós-Covid-19. A estrutura conta com a presença de fisioterapeutas, profissional de educação física e está localizada na Clínica de Especialidades, que também possui o atendimento médico de cardiologia e pneumologia.

O atendimento será realizado nos pacientes que apresentaram sequelas da doença, a exemplo de dificuldades de respirar e caminhar. “Infelizmente nem todos que pegaram a Covid-19 se recuperam bem. Algumas pessoas recebem alta hospitalar, mas ficam com sequelas e precisam de ajuda para se recuperar por completo”, comenta o prefeito Dimas Kammer.

O Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 vai funcionar com horários agendados de segunda a sexta-feira, mediante o encaminhamento dos profissionais da Saúde. “A prioridade no momento é para os pacientes de alta complexidade, que foram internados no hospital e estão em situação mais delicada. Na sequência, devemos atender também os casos de média e baixa complexidade”, declara a secretária de Saúde, Maria Teresa de Aguiar Scaini.

Espaço será aproveitado após a pandemia

Quando a pandemia acabar e não houver mais pacientes que precisam de reabilitação pós-covid, o espaço será utilizado como o Centro de Fisioterapia Municipal. Neste ano, 940 pessoas precisaram do serviço e foram atendidas em clínicas credenciadas totalizando 12,7 mil sessões de fisioterapia.

“No momento o foco é nos pacientes que precisam de recuperação completa da Covid-19, porém estamos prontos e equipados para atender os demais casos quando a situação melhorar”, conta a fisioterapeuta responsável pelo Centro de Reabilitação em Forquilhinha, Simone Kammer.

Notícias Relacionadas

Epagri/Ciram prevê início de março chuvoso em Santa Catarina

A quarta-feira, 3, deve ser com sol entre nuvens na maioria das regiões do Estado

Entidades devem realizar recadastramento até 17 de março de 2021

Interessados em realizar o recadastramento devem se dirigir até a sede do Conselho Tutelar, rua João Pacheco dos Reis, n° 105, bairro - Centro, em Orleans

Atleta de Tubarão precisa de ajuda para participar da maior corrida de obstáculos do país

Kamila Melo está em busca de patrocínio para transformar em realidade o antigo sonho

Operação da PF investiga fraude em aquisição de testes para covid-19

Polícia Federal e CGU tentam desarticular grupo criminoso