Geral

Cerâmica Portinari lança Coleção Lisboa

Criados em Portugal no século passado, os azulejos decorados ganharam o mundo nos anos 40 e voltaram com força na onda retrô. Referência em design há anos, a azulejaria volta na decoração, design e na moda.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A mistura de passado e presente na moda e decoração não é novidade, mas é assunto que sempre está em voga independente da estação. Uso de elementos vintage no design, decoração e moda para criar um clima retrô, ganha cada vez mais adeptos, seja na vestimenta, nos objetos de decoração ou nos ambientes. Foi com este conceito que a Cerâmica Portinari lançou a Coleção Lisboa, inspirada na antiga azulejaria decorada de Portugal. São peças que revestem ambientes com expressão singular, mescla tons marcantes e suaves na composição de pavimentos, painéis e fachadas em estilo retrô. A releitura das estampas lusitanas, clássicas e ao mesmo tempo tão contemporêas, são a bola da vez e invadiram passarelas e estampam bolsas, roupas, sapatos, e, claro, a decoração de interiores.

“A arquitetura sempre inspira a moda,  seja em construções e tecidos modernos ou mesmo em padronagens que remetem a um período específico. O azulejo português,  também chamado de porcelain print,  trouxe para a temporada um ar de requinte retrô aliado a sofisticação e a modernidade das tendências atuais. Versátil,  por si só cria um ar de desejo e fluidez para as peças”, confirma a estilista Mônica D’Boít Mazzucco.

Para criar esta linha a Cerâmica Portinari buscou referências estéticas de destaque na cultura portuguesa, reconhecida por refletir sua identidade e seus sentimentos em manifestações artísticas. A Coleção Lisboa traz nuances do século passado na representação de belos desenhos clássicos e formas geométricas, espirais e florais, que conferem um toque de nostalgia a espaços neutros e modernos.  “Foi com o ingresso da tendência Vintage, que tem como principal característica a utilização de elementos originais do passado na decoração, que os famosos azulejos portugueses voltaram com tudo. Porém, não se imaginava que seria com tanta força”, explica Paulo Roberto Niehues, gerente de desenvolvimento de produto da Cerâmica Portinari.

Os produtos da coleção, os azulejos decorados Coimbra e Porto, e o porcellanato Lisboa HD Mix, que reproduz os ladrilhos hidráulicos, podem compor decorações totalmente personalizadas, idealizadas de acordo com a história de cada espaço e dos que nele vivem.

Colaboração: Patricia Caciatori Venson