Cultura

Cerâmica Portinari leva palestra de João Candido Portinari à comunidade

Foto: Divulgação

O brilho nos olhos demonstravam a alegria e emoção de estar diante do filho do maior artista brasileiro, Candido Portinari. A sala em silêncio, com mais de 40 alunos, de 7 a 12 anos, da Escola Estadual João Dagostin, na Quarta Linha, demonstrava a ansiedade para ouvir as histórias sobre a vida e obras do artista. Na manhã desta quarta-feira (6), a Cerâmica Portinari, uma das maiores empresas de revestimento cerâmico do Brasil, levou à comunidade a palestra de João Candido Portinari. A ação faz parte do Projeto Portinari, do qual João é diretor, que realiza palestras sobre o artista em escolas de todo o Brasil.

 Conforme o diretor de marketing da Portinari, Gelcy Torquato, a vinda de João Candido a Criciúma mostra a sinergia entre a marca e a arte. “Além de ser um momento especial para os funcionários que conheceram melhor o artista que foi inspiração para o nome da nossa empresa, ainda pudemos proporcionar que a palestra fosse realizada em uma escola”, destacou dizendo que esta ação só reforça o propósito da Portinari, que é o de levar emoção para os ambientes.

 Para homenagear o palestrante, as crianças fizeram releituras de grandes obras de Portinari como “Soltando Pipas”, “Presépio”, entre outras. “Eu fico emocionado cada vez que vou a uma escola. As crianças fazem perguntas incríveis que sempre nos surpreende”, comentou João Candido. Uma das perguntas foi feita pelo aluno do 5º ano, Kauã, de 11 anos. A curiosidade era de saber como foi para João ser pintado pelo pai. “Eu tinha 2 anos quando ele fez meu retrato no cavalo, nem sabia o que estava acontecendo. Para mim, sempre foi muito natural ver ele pintar. Nasci vendo isso e cheguei a perguntar para a minha mãe se o pai não trabalhava. Porque ele ficava só em casa pintando”, falou aos risos.

 João ainda falou sobre as características das obras de Portinari, as quais eram muito fortes. “Portinari foi o artista que mais pintou o Brasil. Ele conseguiu expressar na maioria das obras a sua infância, a brasilidade e muito sentimento”, salientou João Candido.

 Empresa vive momento histórico

 A Portinari nesta semana recebeu pela primeira vez João Candido Portinari. Na visita, ele pode conhecer a fábrica e concedeu uma palestra aos funcionários da empresa. “Fiquei impressionado com o tamanho e a tecnologia da empresa. Porém, o que mais chamou minha atenção foi a parte humana. Fui recebido com um carinho inexplicável”, garantiu João.

Notícias Relacionadas

Chuva intensa em SC: Defesa Civil alerta para risco de alagamentos nos próximos 5 dias

A previsão de chuva forte e persistente nos próximos dias afeta principalmente as áreas litorâneas de Santa Catarina

Corredor Ecológico da Serra Geral pode afetar prática agrícola na região

Alerta foi feito pelo advogado e geógrafo Eduardo Bastos Moreira Lima.

Integrantes de organização criminosa são presos por mutilar brutalmente os dedos de uma mulher em Tubarão

A agressão, que foi filmada pelos criminosos, foi motivada por dívida de drogas.

Corpo de Bombeiros de Lauro Müller combate incêndio em caminhão

Havia outros caminhões próximos e, felizmente, colaboradores da empresa conseguiram controlar as chamas até a chegada dos profissionais