Cultura

Cerâmica Portinari leva palestra de João Candido Portinari à comunidade

Foto: Divulgação

O brilho nos olhos demonstravam a alegria e emoção de estar diante do filho do maior artista brasileiro, Candido Portinari. A sala em silêncio, com mais de 40 alunos, de 7 a 12 anos, da Escola Estadual João Dagostin, na Quarta Linha, demonstrava a ansiedade para ouvir as histórias sobre a vida e obras do artista. Na manhã desta quarta-feira (6), a Cerâmica Portinari, uma das maiores empresas de revestimento cerâmico do Brasil, levou à comunidade a palestra de João Candido Portinari. A ação faz parte do Projeto Portinari, do qual João é diretor, que realiza palestras sobre o artista em escolas de todo o Brasil.

 Conforme o diretor de marketing da Portinari, Gelcy Torquato, a vinda de João Candido a Criciúma mostra a sinergia entre a marca e a arte. “Além de ser um momento especial para os funcionários que conheceram melhor o artista que foi inspiração para o nome da nossa empresa, ainda pudemos proporcionar que a palestra fosse realizada em uma escola”, destacou dizendo que esta ação só reforça o propósito da Portinari, que é o de levar emoção para os ambientes.

 Para homenagear o palestrante, as crianças fizeram releituras de grandes obras de Portinari como “Soltando Pipas”, “Presépio”, entre outras. “Eu fico emocionado cada vez que vou a uma escola. As crianças fazem perguntas incríveis que sempre nos surpreende”, comentou João Candido. Uma das perguntas foi feita pelo aluno do 5º ano, Kauã, de 11 anos. A curiosidade era de saber como foi para João ser pintado pelo pai. “Eu tinha 2 anos quando ele fez meu retrato no cavalo, nem sabia o que estava acontecendo. Para mim, sempre foi muito natural ver ele pintar. Nasci vendo isso e cheguei a perguntar para a minha mãe se o pai não trabalhava. Porque ele ficava só em casa pintando”, falou aos risos.

 João ainda falou sobre as características das obras de Portinari, as quais eram muito fortes. “Portinari foi o artista que mais pintou o Brasil. Ele conseguiu expressar na maioria das obras a sua infância, a brasilidade e muito sentimento”, salientou João Candido.

 Empresa vive momento histórico

 A Portinari nesta semana recebeu pela primeira vez João Candido Portinari. Na visita, ele pode conhecer a fábrica e concedeu uma palestra aos funcionários da empresa. “Fiquei impressionado com o tamanho e a tecnologia da empresa. Porém, o que mais chamou minha atenção foi a parte humana. Fui recebido com um carinho inexplicável”, garantiu João.

Notícias Relacionadas

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.

Homens são presos apontados por injúria racial contra três adolescentes dentro de ônibus em SC

Idosos teriam xingado as vítimas com termos racistas, provocando a reação de várias pessoas no veículo e um tumulto no terminal de Joinville.

Sobrinho de Marcola, líder do PCC, é preso em SC

Leonardo Camacho estava morando em SC e, segundo a polícia, gerenciava negócios ligados ao jogo do bicho, tráfico de drogas e de armas no Ceará

Professores de Santa Catarina entram em segundo dia de greve

De acordo com sindicato que representa a categoria, há paralisações em todos os 1.064 colégios administrados pelo governo catarinense