Cultura

Cerâmica Portinari leva palestra de João Candido Portinari à comunidade

Foto: Divulgação

O brilho nos olhos demonstravam a alegria e emoção de estar diante do filho do maior artista brasileiro, Candido Portinari. A sala em silêncio, com mais de 40 alunos, de 7 a 12 anos, da Escola Estadual João Dagostin, na Quarta Linha, demonstrava a ansiedade para ouvir as histórias sobre a vida e obras do artista. Na manhã desta quarta-feira (6), a Cerâmica Portinari, uma das maiores empresas de revestimento cerâmico do Brasil, levou à comunidade a palestra de João Candido Portinari. A ação faz parte do Projeto Portinari, do qual João é diretor, que realiza palestras sobre o artista em escolas de todo o Brasil.

 Conforme o diretor de marketing da Portinari, Gelcy Torquato, a vinda de João Candido a Criciúma mostra a sinergia entre a marca e a arte. “Além de ser um momento especial para os funcionários que conheceram melhor o artista que foi inspiração para o nome da nossa empresa, ainda pudemos proporcionar que a palestra fosse realizada em uma escola”, destacou dizendo que esta ação só reforça o propósito da Portinari, que é o de levar emoção para os ambientes.

 Para homenagear o palestrante, as crianças fizeram releituras de grandes obras de Portinari como “Soltando Pipas”, “Presépio”, entre outras. “Eu fico emocionado cada vez que vou a uma escola. As crianças fazem perguntas incríveis que sempre nos surpreende”, comentou João Candido. Uma das perguntas foi feita pelo aluno do 5º ano, Kauã, de 11 anos. A curiosidade era de saber como foi para João ser pintado pelo pai. “Eu tinha 2 anos quando ele fez meu retrato no cavalo, nem sabia o que estava acontecendo. Para mim, sempre foi muito natural ver ele pintar. Nasci vendo isso e cheguei a perguntar para a minha mãe se o pai não trabalhava. Porque ele ficava só em casa pintando”, falou aos risos.

 João ainda falou sobre as características das obras de Portinari, as quais eram muito fortes. “Portinari foi o artista que mais pintou o Brasil. Ele conseguiu expressar na maioria das obras a sua infância, a brasilidade e muito sentimento”, salientou João Candido.

 Empresa vive momento histórico

 A Portinari nesta semana recebeu pela primeira vez João Candido Portinari. Na visita, ele pode conhecer a fábrica e concedeu uma palestra aos funcionários da empresa. “Fiquei impressionado com o tamanho e a tecnologia da empresa. Porém, o que mais chamou minha atenção foi a parte humana. Fui recebido com um carinho inexplicável”, garantiu João.

Notícias Relacionadas

Criciúma prepara telão para a transmissão da final do Catarinense

O confronto de ida contra o Brusque será disputado neste sábado, dia 30, às 16h30min

Freira é sequestrada e ameaçada de morte por funcionário em Laguna

Durante o atendimento, a PM percebeu que o homem estava alterado e em estado de embriaguez. O caso foi registrado nessa quarta-feira, dia 27

Serra do Rio do Rastro: Caminhão sem freio atinge paredão e evita tragédia

O acidente foi registrado durante o começo da noite desta quarta-feira, dia 27

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteadas em Araranguá

A denúncia foi realizada pela mãe, após tomar conhecimento do caso, registrado no bairro Sanga da Toca