Geral

Cerimônia marca promoção de bombeiros comunitários e formatura do CBAE em Orleans

Uma cerimônia realizada na noite dessa quinta-feira (12), no 3º Pelotão de Bombeiros Militar, em Orleans, marcou a promoção de aproximadamente 20 bombeiros comunitários às Classes 1 e 3 e a formatura da 2ª turma, formada por 23 pessoas, do Curso Básico de Atendimento de Emergência – CBAE.

A promoção tem como objetivo representar um marco na vida dos bombeiros comunitários. Além disso, significa o reconhecimento das atividades desenvolvidas, servindo de estímulo para que o caminho continue a ser percorrido, demonstrando experiência, renovando os quadros e criando motivação em realizar a atividade. Os profissionais são promovidos por mérito intelectual e merecimento.

À Júnior Classe 1, promoveram-se Alexsandro Fernandes e Jaison Mendes Zanini. Já à Júnior Classe 3, foram promovidos Lezir Rossi da Silva, Juliano Baesso, Vanderlei José Tasca, Jaqueline Hanoff Pilon, Patricia Gonçalves Camilo Bagio, Rodrigo Estevão da Silva de Melo, João Batista Viana da Silva, Edson Rossi da Silva, Fabiano Custodia Agostinho, Jeandro de Souza Mattei, Adriane Luzia Cesconetto, Alan Paulo Teixeira, Valmir Pereira Danielski, Guilherme Silva de Oliveira, Juliana Custodia João, Juliano Cechetto, Safira Tibiraci Gonçalves Camilo, Evandra Matuxaki e Ruan dos Santos.

Já o CBAE tem por finalidade oferecer capacitação básica para servir à comunidade, para que os formandos possam reconhecer os riscos e atuar de maneira segura em situações de urgência e emergência. Na capacitação básica, estão noções de prevenção de incêndios e acidentes domésticos, reconhecimento e gestão de riscos e de primeiros socorros.

O CBAE foi realizado na sede do 3º Pelotão, em Orleans, entre os dias 12 de abril e 5 de maio, com carga horária de 40 horas. Foram aprovados 23 alunos. Walter Schlickmann ficou em 1º lugar no curso e teve seu esforço e dedicação reconhecidos durante a solenidade. Após as quatro semanas de aprendizado, os candidatos a bombeiros comunitários podem ser denominados de agentes comunitários de proteção civil (nível 1) e brigadistas voluntários.

Fizeram-se presentes na solenidade, o tenente coronel BM Marcos Aurélio Barcelos, comandante do 8° BBM; o primeiro tenente BM André Corrêa de Araujo, comandante da 3ª CIA/8° BBM; o 1º sargento BM João Carlos de Araújo, comandante do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Orleans; o prefeito de Orleans Marco Antônio Bertoncini Cascaes; o gerente geral do Banco do Brasil, Gelásio Orsi Junior; a assessora do prefeito de Orleans, Eliete Briguenti Hoffmann; e o paraninfo dos bombeiros comunitários da turma de 2014, Delton Bagio.

  • 8a4c65ca1d277114097517361c00fd76
  • 6428dd4eeabc3aab95d4cbfd5e7d0c7a
  • fa7fca589850eae659b8de29a0077d2d
  • 941d97d1eef566b75bf2ee944887d124