Geral

Chegam a Florianópolis os médicos formados no exterior que atuarão em todo o Estado

Foto: Guto Kuerten/Agência RBS

Foto: Guto Kuerten/Agência RBS

Às 14h deste sábado desembarcaram em Florianópolis 15 médicos formados no exterior que atuarão no Estado pelo programa Mais Médicos. Os profissionais estavam há três semanas no Rio de Janeiro recebendo treinamento. A chegada deles na Base Aérea de Florianópolis aconteceu com três horas de atraso, já que o horário inicial informado era das 11h.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde havia informado que 20 profissionais desembarcariam neste sábado em Florianópolis. Outros cinco devem chegar ao Estado, de carro, durante o fim de semana. Entre os 15 que chegaram ao Estado, estão argentinos, portugueses, espanhois, uruguaios e mexicanos.

O grupo foi recepcionado pela Gerente de Atenção Básica da secretaria estadual de Saúde, Lizete Contin, e por um representante do Ministério da Saúde.

Segundo o Diário Catarinense, neste fim de semana, os médicos devem permanecer em Florianópolis, hospedados em um hotel no centro da cidade. Na segunda-feira devem ser apresentados oficialmente. Na sequência, irão ser deslocados até São José, onde farão um treinamento final de reconhecimento das regiões de trabalho.

No próxima sexta-feira, dia 20, os municípios deverão buscar seus profissionais, mas os médicos só irão atuar após a emissão do registro profissional. O Ministério da Saúde protocolou desde o dia 9 de setembro sete pedidos ao Conselho Regional de Medicina (CRM) que tem um prazo de 15 dias para emitir ou não o registro destes profissionais. Os médicos serão mantidos pelo município, mas só poderão trabalhar a partir do registro.