Economia

Cheque completa 100 anos no Brasil

Com a vinda do cartão de crédito, cheque passou a ser menos utilizado

Nesta semana, o cheque completou 100 anos de uso no Brasil. Segundo um gerente de agência bancária, a emissão de cheques diminuiu em 80% de 20 anos para hoje.

Com as novas tecnologias, os cheques passaram a não transitar mais entre agências para serem compensados. No ano passado foi criado o sistema de compensação digital. Daí em diante, os cheques passaram a ficar na agência onde foram depositados, exceto os que são devolvidos. Estes voltam para a agência de origem. Funções como a de maloteiro foram praticamente extinguidas.

Hoje em dia, segundo o gerente de serviços da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Criciúma, Henrique Vargas, o comerciante prefere pagar a taxa de compras do cartão de crédito, que chega até 5% do que aceitar cheques. Isso porque o cartão de crédito não possui margem de perda.

Segundo Vargas, o número de registros de cheques sem fundos no comércio de Criciúma foi de 103 em maio, 96 em junho e 66 em julho. Já no mês de agosto, o Serasa aponta uma queda de 11% na emissão de cheques sem fundos.

Portal Satc