Geral

China suspende importação de carne suína de frigorífico de SC por casos de Covid-19

Autoridades chinesas solicitaram informações sobre casos de Covid-19 no estabelecimento

Divulgação

A China suspendeu as importações de carne suína de uma fábrica de alimentos, no Oeste de SC, conforme informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na segunda-feira (4). O documento de suspensão referente ao frigorífico da cooperativa está no site da Administração Geral de Alfândegas da China.

Segundo o Ministério da Agricultura do Brasil, no dia 28 de dezembro, autoridades chinesas solicitaram informações sobre casos de Covid-19 no estabelecimento e avisaram sobre a suspensão da unidade. O prazo de vigência da proibição não foi informado.

A ABPA disse, por meio de nota, que está ajudando a empresa de alimentos e o Ministério da Agricultura a prestarem os esclarecimentos às autoridades chinesas para que essa proibição seja revertida. 

“A ABPA ressalta que se trata de uma situação pontual e pretérita, e que todas as informações e demonstrações de boas práticas da cooperativa — que segue os rígidos protocolos setoriais e oficiais referentes à Covid-19 — foram detalhadamente demonstradas às autoridades chinesas”, informou a nota.

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural disse que “é importante lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há comprovação científica de risco de contaminação de Covid-19 por meio do consumo de alimentos”. O governo também “reforça a confiança na credibilidade e qualidade dos alimentos produzidos em Santa Catarina”. 

A empresa não se manifestou sobre a suspensão de mais um dos seus frigoríficos, mas reforça a posição da ABPA. 

Suspensões de exportações para a China

Em agosto, a fábrica em Xaxim, no Oeste de SC, suspendeu as exportações para a China depois que o país afirmou que teriam sido encontrados traços de Covid-19 nas embalagens de carne de frango. As importações do produto para o país seguem canceladas.

Desde o início da pandemia, 11 frigoríficos e 1 unidade de pescados do Brasil, foram proibidas de exportar produtos para a China, por preocupações com a Covid-19. Alguns já foram restabelecidos, mas outros cinco, todos no sul do país, seguem suspensos.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil

Dia do Livro é comemorado por turminhas da Educação Infantil do Colégio Satc

Além do incentivo à leitura, data envolveu a linguagem, criatividade e o faz de conta

Dinheiro desviado do SUS comprou apartamento milionário em Balneário Camboriú, diz PF

Operação ocorre em mais dois estados além de Santa Catarina

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso