Geral

Chuva castiga Lages, que tem ruas inundadas após rio transbordar nesta quarta-feira

Na cidade choveu cerca de 81 mm nas últimas 24 horas, conforme a Defesa Civil

Chuvas em Lages, na Serra catarinense trazem preocupação e prejuízos na manhã desta quarta-feira. – Foto: Divulgação

A cidade de Lages, na Serra catarinense foi fortemente castigada pelas intensas chuvas na manhã desta quarta-feira (12). Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a cidade recebeu cerca de 81 mm de chuva nas últimas 24 horas.

A cidade está em estado de alerta desde os primeiros avisos emitidos pela Defesa Civil, inclusive com monitoramento in loco em locais mais propensos a ocorrências meteorológicas por causa da chuva.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ruas e avenidas da cidade com grande acúmulo de água na pista. Por causa do volume d’água, o Rio Caveiras acabou transbordando e inundando as localidades no entorno.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina estão atuando constantemente nas ocorrências causadas pelas chuvas no município. Por volta das 12h, as equipes resgataram uma família ilhada na região do bairro Dom Daniel.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Chuvas intensas em várias regiões de Santa Catarina

As chuvas provocadas pela atuação de um ciclone extratropical chegaram com tudo em várias cidades de Santa Catarina. Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, a cidade de Itapiranga, no Extremo-Oeste catarinense, registrou mais de 150 mm de chuvas nas últimas 48 horas.

O alto volume de chuva também foi observado no município nas últimas 12 horas, que recebeu neste período cerca de 70 mm de chuvas, conforme a Defesa Civil. A cidade está em estado de alerta para a ocorrência de deslizamentos.

Na região do Litoral Sul catarinense, algumas cidades também registraram volumes expressivos de chuvas nas últimas 48 horas. Destaque para a cidade de Criciúma, no Sul do Estado, que registrou 57 mm neste período.

Cidades de Santa Catarina decretam situação de emergência por causa das chuvas

Os municípios de Iraceminha, Flor do Sertão e Maravilha decretaram situação de emergência em decorrência de uma tempestade de granizo que atingiu a região Extremo-Oeste nesta terça-feira (11).

Em Flor do Sertão foram distribuídos cerca de 1600 m² de lona para 15 casas que tiveram seus telhados danificados pelo granizo. O setor agrícola também foi atingido, mas os levantamentos ainda estão sendo realizados.

Em Iraceminha foram distribuídos cerca de 1600 m² de lona para a cobertura de casas. O município também realiza levantamentos com relação aos prejuízos nas lavouras e edificações agrícolas.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Em Maravilha, a Defesa Civil Municipal distribuiu cerca de 6400 m² de lona para a cobertura de telhados atingidos pelo vento e também pelo granizo. Pelo menos 30 casas e uma edificação comercial foram atingidas pela tempestade.

O Corpo de Bombeiros Militar também entregou cerca de 200 m² de lona da Defesa Civil para a cobertura parcial de seis casas na área urbana e uma no interior na Linha Tope da Serra.

Com informações ND+