Clima

Chuva destrói plantações e deixa prejuízo a cerca de 1,6 mil agricultores em SC

Dona Emma, e Imbuia, no Alto Vale, estão entre as cidades mais afetadas

Divulgação

O temporal com granizo que caiu na tarde desta segunda-feira (27) deixou um rastro de destruição em cidades do Alto Vale do Itajaí. A chuva, que está se repetindo ao longo dos últimos dias, destruiu plantações e causou prejuízo a mais de 1,6 mil agricultores.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), os maiores estragos aconteceram em plantações de fumo, soja e milho. As cidades de Imbuia e Dona Emma são as mais afetadas.

Imbuia amanheceu nesta terça-feira (28) com 231 imóveis sem energia elétrica. Já Dona Emma foi atingida pelo temporal com granizo pelo terceiro dia seguido. A comunidade do Alto Garrafão está entre as mais afetadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, na região das lavouras não há desabrigados, mas casas foram destelhadas.

Agronômica, Vidal Ramos, José Boiteux, Santa Terezinha, Rio do Campo e Aurora também contabilizam os estragos, sobretudo nas plantações de tabaco, milho e cebola.

Jonas Darolt, inspetor de campo da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) conta que estes agricultores estavam no pico das colheitas, quando os valores ficavam mais altos comercialmente.

Darolt orienta os agricultores a recolher as folhas quebradas. “Tentem juntar o máximo de folhas que quebraram possíveis, deixando suas amostras nas lavouras para que os nossos técnicos consigam fazer as avaliações”, conta. Depois disso, serão contabilizados os prejuízos econômicos das tempestades nas lavouras.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.