Clima

Chuva destrói plantações e deixa prejuízo a cerca de 1,6 mil agricultores em SC

Dona Emma, e Imbuia, no Alto Vale, estão entre as cidades mais afetadas

Divulgação

O temporal com granizo que caiu na tarde desta segunda-feira (27) deixou um rastro de destruição em cidades do Alto Vale do Itajaí. A chuva, que está se repetindo ao longo dos últimos dias, destruiu plantações e causou prejuízo a mais de 1,6 mil agricultores.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), os maiores estragos aconteceram em plantações de fumo, soja e milho. As cidades de Imbuia e Dona Emma são as mais afetadas.

Imbuia amanheceu nesta terça-feira (28) com 231 imóveis sem energia elétrica. Já Dona Emma foi atingida pelo temporal com granizo pelo terceiro dia seguido. A comunidade do Alto Garrafão está entre as mais afetadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, na região das lavouras não há desabrigados, mas casas foram destelhadas.

Agronômica, Vidal Ramos, José Boiteux, Santa Terezinha, Rio do Campo e Aurora também contabilizam os estragos, sobretudo nas plantações de tabaco, milho e cebola.

Jonas Darolt, inspetor de campo da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) conta que estes agricultores estavam no pico das colheitas, quando os valores ficavam mais altos comercialmente.

Darolt orienta os agricultores a recolher as folhas quebradas. “Tentem juntar o máximo de folhas que quebraram possíveis, deixando suas amostras nas lavouras para que os nossos técnicos consigam fazer as avaliações”, conta. Depois disso, serão contabilizados os prejuízos econômicos das tempestades nas lavouras.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Ex-prefeito de Criciúma é preso após perseguição policial

Márcio Burigo, posteriormente identificado, desobedeceu a ordem legal dos policiais e se evadiu por cerca de dois quilômetros

Filezão: diversos celulares são furtados durante o evento; organizador é notificado por conta da aglomeração

O evento reuniu milhares de pessoas.

Rayssa Leal e Lucas Rabelo são os campeões da etapa de Criciúma do STU National

Maranhense e cearense largam na frente no circuito brasileiro 2022, iniciando o ano como terminaram 2021: com título

Três mulheres ficam feridas em acidente no centro de Cocal do Sul

O acidente aconteceu na rua Edson Gaidzinski