Geral

Chuva prejudica 82 cidades de Santa Catarina

Cerca de 28,9 mil pessoas e seis mil residências foram prejudicadas pelas cheias, sendo a maioria no Vale do Itajaí

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou no início da noite dessa terça-feira mais um boletim sobre as consequências da chuva que castigou o Estado nos últimos dias: há 82 cidades afetadas. Cerca de 28,9 mil pessoas e seis mil residências foram prejudicadas pelas cheias, sendo a maioria no Vale do Itajaí.

Apesar de a chuva ter cessado, ainda permanece o alerta para inundações. No Planalto Norte, os rios em Porto União, Irineópolis, Rio Negro e Mafra estão em cota de emergência e continuam subindo. Conforme o site Engeplus, a cidade de Itajaí enfrenta dois problemas – a água que desce das regiões mais altas em direção ao município e a oscilação da maré.

Frio – Uma massa polar, que está na Argentina, avança em direção a Santa Catarina e traz frio. A temperatura baixa aliada à umidade, que permanece no Estado, favorece a condição de neve na Serra.

Mar agitado – Entre a tarde e noite dessa terça e esta quarta-feira um sistema de baixa pressão no oceano, próximo da costa, provoca ventos fortes com rajadas de 60  quilômetros por hora a 80 quilômetros por hora no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, e deixa o mar muito agitado, com altura de onda de dois a três metros próximo a costa e picos de quatro a cinco metros em áreas mais afastadas, com condições de ressaca em todo o Litoral catarinense. Há risco à navegação e atividades de pesca.