Clima

Chuva volumosa traz risco de alagamentos e deslizamentos em SC

Previsão aponta que fenômeno pode atingir parte do Estado entre a noite desta quarta (15) e quinta-feira (16)

Divulgação

Depois do temporal que atingiu dezenas de cidades no início da semana, Santa Catarina entra mais uma vez em alerta devido à chuva. Segundo a Defesa Civil, há risco moderado de que o fenômeno cause alagamentos e deslizamentos de terra entre esta quarta (15) e quinta-feira (16) em ao menos sete regiões.

O Estado volta a ter chuva forte e volumosa por conta de uma área de baixa pressão. Nesta quarta, a porção Norte deve ser a mais atingida. Depois, a instabilidade avança, a partir do Oeste, para áreas que ficam na divisa com o Paraná, se deslocando para as demais regiões no decorrer da madrugada e da manhã de quinta-feira.

Por conta da instabilidade, há chances de grandes acumulados em pouco espaço de tempo. No Planalto Norte, Litoral Norte, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Oeste, os volumes podem chegar a até 70 mm.

Além disso, o setor de monitoramento da Defesa Civil salienta que há risco moderado para deslizamentos de terra e alagamentos no Litoral Norte, Planalto Norte e no Vale do Itajaí.

Divulgação

Por conta disso, o órgão divulgou dicas de como se prevenir desse tipo de desastre, em caso de ocorrências:

Alagamentos e inundações

Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra

​Fique atento a inclinação de postes e árvores;

Atenção para qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência;

Fique em alerta para o aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Risco de alagamentos deve continuar até o fim de semana

A chuva não deve dar trégua para o Estado, pelo menos até sábado (18), segundo a Epagri/Ciram. Na sexta-feira (17), a previsão é de céu encoberto, com riscos de temporais localizados, podendo ser mais intensos no Oeste e Norte do Estado.

Já no sábado, há chances de chuva em Santa Catarina entre a madrugada e a manhã. No restante do dia, nebulosidade com aberturas de sol na maioria das regiões.

Por conta da grande quantidade de chuva, que acaba encharcando o solo, a Defesa Civil segue em alerta para possíveis alagamentos ou deslizamentos. Segundo o setor de monitoramento do órgão, levando em conta os acumulados previstos para o fim de semana, o risco é moderado. Porém, isso pode mudar nos próximos dias caso tenha alguma alteração na previsão.

Tornado causou destruição no Oeste

Na segunda-feira (13), a passagem de um tornado causou destruição na cidade de Guatambu, no Oeste catarinense. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno ocorreu às 23h e causou queda de árvores e destelhamentos de casas.

As tempestades também foram responsáveis por destelhamentos e alagamentos em pelo menos cinco cidades do Oeste durante a madrugada de terça-feira (14). Além de Guatambu, os municípios mais afetados foram Itá, Concórdia, Joaçaba e Chapecó.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Ciclofaixa ganha destaque em Braço do Norte

De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, uma das metas estipuladas pela gestão para 2021 era acentuar o embelezamento, limpeza e sinalizações.

PRF flagra 9 toneladas a mais em uma única carreta na BR-101, em Araranguá

O excesso de peso aumenta o risco de acidentes, pois sobrecarrega o sistema de suspensão e freios do veículo.

Prefeitura de Braço do Norte injeta mais de R$ 1,4 mi com 1ª parcela do 13º dos servidores

A segunda parcela do 13° será paga em dezembro, junto com a folha de pagamento.

Coorsel e Caravana Mulher Atitude promovem 5ª edição da Noite Rosa, em Orleans

Parceria entre a cooperativa e a vereadora orleanense Mirele Debiasi e a Rede Feminina é gratuita e contará com a participação de dois palestrantes.