Clima

Chuvas deixam 415 desalojados e mais de 100 desabrigados no Sul de SC

Dados foram atualizados pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (14)

Foto:Divulgação

Apesar da chuva ter perdido a intensidade, o Sul de Santa Catarina ainda sente as consequências das enxurradas que atingiram a região nos últimos dias. São 415 pessoas desalojadas e 111 desabrigados, segundo o relatório divulgado pela Defesa Civil do Estado na manhã desta terça-feira (14).

Os municípios mais afetados estão localizados no Extremo Sul. Em Araranguá, mais de 200 pessoas precisaram sair de suas casas. Jacinto Machado tem quatro desalojados, enquanto Sombrio contabiliza 19 pessoas desabrigadas.

São João do Sul tem dez comunidades isoladas, 52 residências afetadas e 16 vias interditadas. A Defesa Civil do município disponibilizou um abrigo, porém, até o momento, não foi utilizado. Já Meleiro tem 662 pessoas isoladas em comunidades.

De acordo com a Defesa Civil, os municípios de Passo de Torres e Sombrio decretaram situação de emergência. Araranguá, Maracajá, Praia Grande e São João do Sul estão levantando os dados de danos humanos e materiais para possível decretação de situação de emergência.

Na Região Carbonífera, Criciúma, Balneário Rincão, Içara e Forquilhinha registraram alagamentos que prejudicam a mobilidade. Nesta última cidade, sete pessoas foram acolhidas em um abrigo.

Volume de chuva

Nos últimos três dias, os municípios catarinenses próximos à divisa com o Rio Grande do Sul registraram mais de 200 milímetros de chuva: Praia Grande (253.4), Jacinto Machado (230.6) e Sombrio (208.8).

Governador visitou a região

No fim da tarde dessa segunda-feira (13), o governador Jorginho Mello (PL) esteve em Araranguá, no Extremo Sul de Santa Catarina, para avaliar os estragos deixados pela chuva. Durante a visita, o chefe do Executivo colocou recursos do Estado à disposição das prefeituras. Veja a situação dos municípios mais afetados:

Desalojados

Araranguá: 200
Passo de Torres: 6
São João do Sul: 205
Jacinto Machado: 4
Total: 415

Desabrigados

Araranguá: 84
Forquilhinha: 7
Jacinto Machado: 1
Sombrio: 19
Total: 111

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Projeto de Lei em apoio a artistas locais

A legislação visa fomentar a participação dos artistas lauromüllenses em eventos musicais que contam com apoio da iniciativa pública.

Autor de criação de perfis falsos com conteúdo pornográfico e difamatório é identificado em Araranguá

Policiais Civis da DPCAMI identificaram o homem que criou os perfis falsos, que irá responder, além da difamação, a inquérito policial pelo crime de falsidade ideológica

Acidente em mina deixa duas pessoas feridas em Treviso

Os trabalhadores foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao Hospital São José, em Criciúma.

Trânsito na SC-110 permanece totalmente interditado nesta segunda-feira, na Serra de SC

Não há previsão de liberação da via por conta de novos deslizamentos