Há três anos, em 2021, formou-se no sudeste asiático um super tufão que deixou um rastro de destruição por onde passou. No dia 10 de dezembro de 2021, originou-se um distúrbio tropical próximo à área da linha do Equador. Dois dias depois, em 12 de dezembro, as condições ao seu entorno estavam tão favoráveis que esse distúrbio foi elevado para uma depressão tropical.
Em 13 de dezembro, ele já era considerado uma tempestade tropical e passou sobre Palau, intensificando-se constantemente até chegar às Filipinas. Um pouco antes de chegar ao território filipino, ele já havia sido elevado a um tufão de categoria 1, porém, em um período de tempo muito curto, intensificou-se rapidamente, ganhando proporção e força, saltando da categoria 1 diretamente para a categoria 5 e sendo nomeado Rai (também chamado nas Filipinas de Odette).
Com essa força, ao chegar no país com suas chuvas e ventos poderosos de até 260 km/h, com rajadas que chegaram a 300 km/h, devastou grande parte do caminho que percorreu. Muitas cidades ficaram horas sem energia elétrica, árvores foram encontradas caídas sobre estradas, congestionando o trânsito, ocorreram muitos focos de inundações, muitos edifícios sofreram sérios danos, e o número de mortes chegou a 392, com 500 feridos, 56 desaparecidos e 13 milhões de pessoas afetadas.
Após a passagem pelas Filipinas, Rai continuou seu trajeto na direção do mar do Sul da China e se moveu em direção ao Vietnã, enfraquecendo-se e rapidamente se intensificando novamente em 18 de dezembro. Na ilha Spratly, um território dominado pelo Vietnã, não houve registros de óbitos, mas seus ventos de quase 180 km/h destruíram cerca de 500 metros quadrados de telhados e derrubaram 90% de todas as árvores que existiam na ilha. Conforme se movia, foi aos poucos perdendo força e se dissipou por completo em 22 de dezembro, na parte sudeste de Hong Kong, na China.
Nas Filipinas, o local mais afetado, duas províncias foram colocadas em estado de calamidade pública e o governo do país prometeu 40 bilhões de reais em fundos para a recuperação das comunidades drasticamente afetadas.
Fonte consultada;
WIKIPÉDIA. Tufão Rai. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Tufão_Rai Acesso em 16 dez. 2024