Esporte

Ciclista de São José dos Campos (SP) vence última etapa do Tour de SC na Serra do Rio do Rastro

Otavio Bulgareli cruzou a linha de chegada em 1h26min após a largada

A magnífica e exuberante Serra do Rio do Rastro, cartão postal do Estado de Santa Catarina, localizada em Lauro Müller, foi palco de mais um grande evento do calendário esportivo do estado. Na manhã deste domingo (21), a Federação Catarinense de Ciclismo – FCC promoveu a última etapa da 24ª edição do Tour de Santa Catarina, que teve início na quarta-feira (17) em São Francisco do Sul.

A largada desta última etapa aconteceu às 10h no Centro da cidade de Orleans, onde se reuniram autoridades do município, entre elas o prefeito em exercício de Orleans, João Francisco Teza, o Dão, e o presidente da FCC, João Carlos de Andrade.

–>Veja todas fotos desta útima etapa

O título de campeão foi conquistado por Otávio Bulgarelli, da equipe Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi, de São José dos Campos (SP), que venceu neste domingo a última etapa do Tour de Santa Catarina. O ciclista, que é campeão brasileiro de estrada, estava muito emocionado no final da subida da Serra do Rio do Rastro. O atleta cumpriu o percurso de 45,4 quilômetros, entre Orleans e Bom Jardim da Serra, com o tempo de 1h26min02s.

Bulgarelli começou a etapa a apenas 2s do líder geral, Murilo Ferraz, da equipe DataRo, de Cascavel (PR). Na subida da Serra do Rio do Rastro, o ciclista escapou do pelotão no último quilômetro da subida, para cruzar sozinho a linha de chegada, a exemplo do que tinha ocorrido na etapa anterior.

Na etapa, Maurício Knapp, da equipe São Francisco Saúde/Powerade/Botafogo, de Ribeirão Preto (SP) foi o segundo colocado, seguido por Murilo Ferraz, em terceiro lugar, e Magno Prado Nazaret, companheiro de equipe de Bulgarelli, todos com o tempo de 1h26min14s. Na quinta colocação ficou Pedro Autran Nicácio, também da equipe de São José dos Campos, a 1h26min27s.

Na classificação geral, Otávio Bulgarelli foi o campeão, com o tempo total de 13h53min18s, com Murilo Ferraz em segundo, a 29s. Maurício Morandi, da equipe Memorial, de Santos, que liderou a prova nas etapas 2 e 3, ficou em terceiro, a 42s. Magno Prado Nazaret foi o quarto colocado, a 46s e Maurício Knapp o quinto, a 50s.

A etapa que encerrou o Tour de Santa Catarina era a mais esperada pelos ciclistas. Afinal, é na subida da Serra do Rio do Rastro que os melhores escaladores se destacam. Otávio Bulgarelli, que tem 28 anos e mora em Campinas (SP), conta que, desde o semestre passado, treinou muita subida na região de Serra Negra, no interior paulista, e em Três Corações (MG), para se preparar.

“Essa vitória representa muito para mim, estou muito contente. É uma realização pessoal. Essa é uma das provas mais difíceis do ciclismo brasileiro, talvez a mais difícil. Mas também a mais charmosa”, declarou o campeão.

João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), organizadora da prova, comemorou a retomada da competição, já que o Tour de Santa Catarina não foi realizado em 2011 e 2012. A 24ª edição nem bem acabou e já começam os planos para a próxima edição, que deverá ter o número de etapas ampliado de 5 para 8. “Poucos conseguiram ir tão longe. Foi uma boa retomada, agora é lutar para que o Tour de Santa Catarina não sofra mais interrupções”, diz.

OS CINCO PRIMEIROS DA ETAPA

1 – Otávio Bulgarelli (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) 1h26min02s
2 – Maurício Knapp (São Francisco Saúde/Powerade/Botafogo) 1h16min14s
3 – Murilo Ferraz (DataRo) m.t.
4 – Magno Prado Nazaret (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) m.t.
5 – Pedro Autran Nicácio (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) m.t.

OS CINCO PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
 
1– Otávio Bulgarelli (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) 13h53min18s
2 – Murilo Ferraz (DataRo) a 29s
3 – Maurício Morandi (Memorial de Santos) a 42s
4 – Magno Prado Nazaret (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) a 46s
5 – Maurício Knapp ((São Francisco Saúde/Powerade/Botafogo) a 50s

Colaboração: Dani Prandi / Bikemagazine