Geral

Ciclone bomba deve se formar no Sul de SC

Ventos de até 90km/h se concentram entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense.

Foto: Divulgação

Um ciclone bomba irá se formar entre hoje e amanhã (14 e 15). A expectativa é de que ocorram fortes rajadas de vento sobre parte do Sul e do Sudeste, que podem chegar a 90km/h. Além disso, é possível que chuva forte ocorra na região Sul.

A previsão é de que a pressão do ar caia de forma muito acentuada num curto período. Quando há queda de pressão de pelo menos 24hPa em 24 horas, o que é chamado de ‘ciclone bomba’. Esta situação não acontece sempre, e os meteorologistas ficam mais atentos, pois a pressão do ar está baixando muito rapidamente em um local, sinaliza para ventania e tempestade.

Com a formação do ciclone a expectativa é de que as rajadas de vento entre segunda e terça-feira possam chegar a 60km/h no interior do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

No entanto, os ventos de até 90km/h se concentram entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense. Durante a formação do ciclone o mar ficará bastante agitado e há chance de ressaca no litoral sul de Santa Catarina.

Quanto a chuva, espera-se que os maiores volumes sejam observados apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, a chuva será rápida e se concentra apenas no leste do estado.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão