Geral

Ciclone bomba deve se formar no Sul de SC

Ventos de até 90km/h se concentram entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense.

Foto: Divulgação

Um ciclone bomba irá se formar entre hoje e amanhã (14 e 15). A expectativa é de que ocorram fortes rajadas de vento sobre parte do Sul e do Sudeste, que podem chegar a 90km/h. Além disso, é possível que chuva forte ocorra na região Sul.

A previsão é de que a pressão do ar caia de forma muito acentuada num curto período. Quando há queda de pressão de pelo menos 24hPa em 24 horas, o que é chamado de ‘ciclone bomba’. Esta situação não acontece sempre, e os meteorologistas ficam mais atentos, pois a pressão do ar está baixando muito rapidamente em um local, sinaliza para ventania e tempestade.

Com a formação do ciclone a expectativa é de que as rajadas de vento entre segunda e terça-feira possam chegar a 60km/h no interior do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

No entanto, os ventos de até 90km/h se concentram entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense. Durante a formação do ciclone o mar ficará bastante agitado e há chance de ressaca no litoral sul de Santa Catarina.

Quanto a chuva, espera-se que os maiores volumes sejam observados apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, a chuva será rápida e se concentra apenas no leste do estado.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.