Clima

Ciclone causa ondas de até 4 metros em SC e gera alerta de ressaca

Ventos de quase 90km/h causam agitação marítima no litoral do Estado

Divulgação

O ciclone extratropical que está em formação nas proximidades da costa de Santa Catarina deixa o mar agitado no litoral do Estado entre esta terça-feira (3) e a manhã da próxima sexta (6). Um alerta meteorológico emitido pela Epagri/Ciram indica ondas entre 3 e 4 metros durante este período.

O fenômeno é provocado pelo vento persistente e forte de sudeste e leste, com rajadas de 60 km/h a 90 km/h. Durante esse período, o pedido dos órgãos estaduais é para a suspensão da navegação com pequenas e médias embarcações por conta do risco de naufrágio.

Há, ainda, a possibilidade de ressaca nas áreas costeiras.

— O vento forte é que traz a agitação marítima e é esperada muita chuva para terça e quarta-feira e muito vento e mar grosso com ressaca na quarta e quinta-feira — afirma o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

Segundo o meteorologista, em 24 horas a quantidade de chuva registrada em Santa Catarina já pode ter superado a quantidade esperada para todo o mês de maio.

— Se choveu em um dia mais de 100 milimetros, considerando das 7h de ontem [segunda-feira] às 7h de hoje [terça-feira], já choveu mais do que o esperado para o mês inteiro de maio, em média. Quando a gente tem ciclones tropicais muito próximos à costa, isso favorece essa chuva muito abundante — explica o meteorologista.

O que é o ciclone extratropical

As chuvas volumosas e intensas no Estado são causadas por um ciclone extratropical. O fenômeno é comum em Santa Catarina no inverno e em períodos de transição, caso do outono, por estar associado ao encontro de frentes frias com massas de ar tropical, de temperatura quente. Sua formação fora da zona tropical do globo terrestre já indica a razão de parte do nome.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Nova frente fria pode causar pancadas de chuva nesta sexta; veja a previsão por região

Defesa Civil de SC fez o alerta à formação e avanço de uma nova frente fria que deixará o tempo instável em todo o final de semana

Motorista confunde pedais e mata a filha atropelada em SC

Em choque e com dores, condutora foi levada ao hospital

Pacote de crack enterrado ao lado de poste é apreendido em Tubarão

Com apoio do Canil, a droga foi localizada ao lado do poste, embalada e pronta para o comércio

Feagro 2022 é lançada em Braço do Norte

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, lembrou que o Município é o maior parceiro da feira