Defesa Civil alerta para risco de destelhamentos, alagamentos e queda de energia entre sexta (17) e sábado (18)
Foto: Defesa Civil, Divulgação
A formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil deve mudar o tempo em Santa Catarina a partir da tarde desta sexta-feira (17), segundo a Defesa Civil estadual. O sistema será impulsionado por um ciclone extratropical no extremo sul do continente, trazendo chuvas fortes, risco de granizo e ventos que podem ultrapassar 100 km/h, especialmente no litoral e planalto catarinense.
De acordo com o Meteored, o fenômeno avança rapidamente e deve provocar temporais também no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em Santa Catarina, as primeiras instabilidades devem aparecer ainda na madrugada, com intensificação ao longo da tarde e chuvas mais amplas e persistentes no sábado (18).
Com a força dos ventos e o volume de chuva, há risco de destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. A Defesa Civil recomenda evitar abrigar-se sob árvores, manter distância de postes e placas de propaganda, além de não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a sentir os efeitos do sistema, com acumulados de chuva de até 150 milímetros e risco de novos alagamentos. Após a passagem do ciclone, uma massa de ar polar provocará queda acentuada nas temperaturas em todo o centro-sul do país, com possibilidade de geadas nas serras catarinense e gaúcha no início da próxima semana.