Geral

Ciclone extratropical provocará ventania no Sul e no Litoral de Santa Catarina

Atenção também para ventos fortes e mar grosso com risco de ressaca. A previsão é de vento forte com rajadas de 60 a 90km/h próximo à costa.

Foto: Divulgação

A Epagri/Ciram emitiu um aviso meteorológico indicando que o ciclone extratropical provocará ventania no Sul e no Litoral de Santa Catarina e também na Grande Florianópolis. O início está previsto para as 9 horas deste sábado (27) e término para o dia seguinte, às 12 horas.

Atenção também para ventos fortes e mar grosso com risco de ressaca no Litoral de SC, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres, entre às 9h do dia 27 e às 23h59min do dia 28. A previsão é de vento forte com rajadas de 60 a 90km/h próximo à costa, mais intenso na tarde e noite de sábado (27) e madrugada de domingo (28).

Conforme os meteorologistas da Epagri/Ciram), Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa, em alto mar, o vento será de 100km/h. Mar muito agitado, com picos de onda de 2 a 3 metros próximo à costa e 3,5 a 5 metros em áreas mais afastadas, com risco de ressaca.

Confira as recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

Previsão do tempo:

Sexta-feira (26):

Pancadas de chuva com descargas elétricas.

Tempo: predomínio de nuvens com poucas aberturas de sol em SC. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, chuva mais persistente. No decorrer da manhã, chuva com raios no Oeste, avançando para as demais regiões na tarde e noite.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) intensifica no RS.

Sábado (27):

Ventos fortes no planalto Sul e Litoral.

Tempo: madrugada e manhã com predomínio de nuvens em SC, com condição de chuva especialmente no Litoral e Norte de SC. No decorrer do dia, o sol aparece em boa parte do Estado.

Temperatura: em declínio.

Vento: nordeste a sudoeste/sul, moderado com fortes rajadas no Planalto Sul e Litoral.

Sistema: ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil.

Domingo (28):

Ventos fortes e mar agitado.

Tempo: no Litoral Sul e Grande Florianópolis, chuva isolada com variação de nuvens. Nas demais regiões, sol com poucas nuvens.

Temperatura: amena.

Vento: sul a sudeste, com rajadas mais intensas na madrugada e manhã, no Litoral.

Com informações da Defesa Civil de SC

Notícias Relacionadas

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.