Geral

Ciclone extratropical provocará ventania no Sul e no Litoral de Santa Catarina

Atenção também para ventos fortes e mar grosso com risco de ressaca. A previsão é de vento forte com rajadas de 60 a 90km/h próximo à costa.

Foto: Divulgação

A Epagri/Ciram emitiu um aviso meteorológico indicando que o ciclone extratropical provocará ventania no Sul e no Litoral de Santa Catarina e também na Grande Florianópolis. O início está previsto para as 9 horas deste sábado (27) e término para o dia seguinte, às 12 horas.

Atenção também para ventos fortes e mar grosso com risco de ressaca no Litoral de SC, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres, entre às 9h do dia 27 e às 23h59min do dia 28. A previsão é de vento forte com rajadas de 60 a 90km/h próximo à costa, mais intenso na tarde e noite de sábado (27) e madrugada de domingo (28).

Conforme os meteorologistas da Epagri/Ciram), Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa, em alto mar, o vento será de 100km/h. Mar muito agitado, com picos de onda de 2 a 3 metros próximo à costa e 3,5 a 5 metros em áreas mais afastadas, com risco de ressaca.

Confira as recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

Previsão do tempo:

Sexta-feira (26):

Pancadas de chuva com descargas elétricas.

Tempo: predomínio de nuvens com poucas aberturas de sol em SC. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, chuva mais persistente. No decorrer da manhã, chuva com raios no Oeste, avançando para as demais regiões na tarde e noite.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) intensifica no RS.

Sábado (27):

Ventos fortes no planalto Sul e Litoral.

Tempo: madrugada e manhã com predomínio de nuvens em SC, com condição de chuva especialmente no Litoral e Norte de SC. No decorrer do dia, o sol aparece em boa parte do Estado.

Temperatura: em declínio.

Vento: nordeste a sudoeste/sul, moderado com fortes rajadas no Planalto Sul e Litoral.

Sistema: ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil.

Domingo (28):

Ventos fortes e mar agitado.

Tempo: no Litoral Sul e Grande Florianópolis, chuva isolada com variação de nuvens. Nas demais regiões, sol com poucas nuvens.

Temperatura: amena.

Vento: sul a sudeste, com rajadas mais intensas na madrugada e manhã, no Litoral.

Com informações da Defesa Civil de SC

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município