Geral

Ciclone pode provocar ventos com rajadas de mais de 100 km/h na região

Defesa Civil alerta para riscos de raios, vendavais, granizo, alagamentos, deslizamentos e enxurradas a partir desta quarta-feira, 12

Foto: Divulgação

A formação de um ciclone extratropical no mar deve causar temporais, chuva volumosa e rajadas fortes de vento de até 100 km/h nesta quarta-feira (12), na região. Além disso, a Defesa Civil alerta para riscos de raios, vendavais, granizo, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

As chuvas devem seguir até a manhã de quinta (13), com acumulados de até 150 milímetros no Sul, na Serra e na Grande Florianópolis.

Para se ter uma ideia, a média histórica da chuva esperada para todo o mês de julho no Sul do estado é de até 130 milímetros, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Em relação aos ventos, a previsão é que fiquem entre 20 e 40 km/h, com rajadas entre 60 e 90 km/h. Porém, no litoral sul e encosta da serra, a média de velocidade é de 50 km/h, com rajadas de mais de 100 km/h.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil na Amrec, Rosinei da Silveira, há uma tendência de diminuição das chuvas, mas os ventos devem ser bastante fortes. “Com relação aos ventos, há uma preocupação, sim.
São ventos que podem causar transtornos entre a noite de hoje e a manhã de quinta. Mais próximo do litoral e mais próximo do Costão da Serra, são as áreas de maior probabilidade de ocorrências, onde as rajadas de vento serão mais fortes, em torno de 100 km/h”, alertou o coordenador.

Confira as regiões que devem ser mais afetadas pelo ciclone, segundo mapa da Defesa Civil

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Colaboração G1SC