Geral

Ciclones e massas de ar polar: sequência de frentes frias avança sobre SC até o fim de maio

Clima instável marca reta final do mês com sequência de frentes frias que causarão queda nas temperaturas no Sul do Brasil

Foto: Divulgação/ND

Mesmo com a tendência de tempo mais seco e temperaturas acima da média em boa parte de Santa Catarina, a segunda metade de maio será marcada por uma sequência de frentes frias que atingirão o Sul do Brasil antes da virada do mês de maio.

Embora o panorama climático geral aponte chuvas abaixo do padrão normal e calor atípico para o período, os modelos meteorológicos sinalizam que o cenário não será completamente estável.

Pelo menos três frentes frias devem avançar sobre o país até o fim de maio, com destaque para a Região Sul. Esses sistemas serão impulsionados por formações de ciclones extratropicais originados no sul do continente e têm potencial para provocar chuvas volumosas, queda nas temperaturas e episódios pontuais de frio intenso.

Sequência de frentes frias inclui ciclones extratropicais e massas de ar frio

A sequência de frentes frias prevista tem início já neste domingo (18), conforme indicam simulações do modelo europeu ECMWF, feitas pela Meteored.

Um ciclone extratropicial começa a se formar ao largo da costa sul da Argentina desde sábado (17), impulsionando a frente fria rumo ao Brasil, deixando as temperaturas mais baixas.

Esse sistema alcançará o Sul do país no domingo, impactando especialmente as seguintes áreas:

  • Rio Grande do Sul
  • Oeste de Santa Catarina
  • Oeste do Paraná

Nessas regiões são esperadas tempestades localizadas e os maiores volumes de precipitação até o final do domingo (18). Já na segunda-feira (19), o sistema começa a perder força sobre o continente, tornando as chuvas mais irregulares.

Contudo, uma nova baixa pressão se configura ao sul da América do Sul. A atuação combinada dos dois sistemas reativa a convecção na terça-feira (20), especialmente no Sudeste de Santa Catarina, onde são esperadas novas tempestades.

Temperaturas devem despencar na próxima semana com avanço do ar polar

Com a chegada desta sequência de frentes frias, uma massa de ar polar deve se instalar sobre o Sul do país, provocando acentuada queda de temperatura até o fim da próxima semana.

Nas áreas mais elevadas da Serra catarinense, as mínimas podem chegar a 5°C, com risco de geadas em pontos isolados. O estado deve voltar a ter madrugadas e amanhecer gelados.

Na última semana de maio, os modelos meteorológicos apontam para a formação de mais dois ciclones extratropicais em alto mar. Um deles deverá deslocar uma frente fria de trajetória mais oceânica, com impacto direto sobre a faixa leste do território nacional.

Notícias Relacionadas

El Niño terá ‘pico máximo’ na primavera, com chuvas torrenciais e ciclones em SC

El Niño faz com que a chance de chuva intensa e ciclones extratropicais sofram escalada no próximo trimestre

Mais dois ciclones extratropicais estão previstos entre maio e junho no Sul do Brasil

Rajadas de vento chegaram a 105km/h na serra catarinense e em Tubarão e região os acumulados de chuva passaram dos 200 mm em 24 horas.

Mudanças no clima podem gerar mais ciclones e trazer prejuízos em SC

De acordo com a Defesa Civil do Estado, as alterações poderiam gerar mais ciclones, chuva em grande quantidade, gerando enchentes, ou pouca chuva, gerando seca

‘Duelo’ de ciclones derruba temperaturas em SC e Urupema bate – 2,9º C neste sábado

Segundo o Inmet, cidades como Urupema, marcam temperaturas frias por conta de um encontro entre dois ciclones que se desenvolveram entre o Uruguai e o Sul do Brasil