Saúde

Cidade de SC é uma das únicas no país sem mortes por Covid-19

Levantamento aponta que apenas 13 cidades não registraram óbitos devido à doença; Flor do Sertão é a única representante catarinense

Divulgação

Flor do Sertão é uma das únicas cidades do país sem registro de mortes por Covid-19 em mais de dois anos de pandemia. O município, de pouco mais de 1,5 mil habitantes, é o único do Estado, até esta quarta-feira (13), que não teve nenhum óbito em decorrência do vírus, segundo dados do Painel do Coronavírus do NSC Total. ​

Localizada no Oeste de Santa Catarina, a vila virou município em 1995, durante o governo de Paulo Afonso Evangelista Vieira (PMDB). A cidade, que tem como símbolo o ipê amarelo, tem como principal fonte de renda a agropecuária, principalmente a criação de gado e porco.

Até esta quarta-feira, de acordo com o Painel, a cidade registrou 285 casos da Covid-19, o que representa 17,94% da população total da cidade. Além disso, atualmente, não há casos ativos da doença. O último registro foi em 7 de abril, quando o município tinha um paciente em tratamento para o vírus.

Em relação às mortes, no entanto, o município segue com a estatística zerada. Até fevereiro, ele dividia o título de cidade “sem morte” com Novo Horizonte, também no Oeste, que acabou registrando duas vítimas fatais nos últimos meses.

Em outubro, a secretária de saúde de Flor do Sertão, Maristela Cassol Valler, disse em entrevista ao Diário Catarinense que, para conter o avanço do vírus, o município precisou remanejar toda a estrutura da única unidade básica de saúde.

— Primeiro nós vimos que a Covid-19 era uma coisa diferente. Quando vimos que ela não ia passar e que só ia aumentar, reprojetamos nossa unidade de saúde, criando uma sala especial para atendimento da doença — explica.

Outra medida adotada era a lavagem, na própria unidade, dos uniformes usados pelos profissionais que atuavam na linha de frente, para evitar a circulação do vírus.

— Os agentes não pararam de trabalhar. Eles faziam visitas em 100% das casas, orientando para que, se a pessoa tivesse sintoma gripal, procurasse atendimento o mais rápido possível. Esse atendimento precoce ajudou as pessoas. Tudo que foi atendido rápido teve um melhor resultado — diz.

Os números da vacinação contra a doença na cidade também são positivos. Até esta quarta-feira, 102,2% da população tinha recebido a primeira dose, o que representa 1.614 vacinas aplicadas. Já na 2º dose, o percentual é 97,34%, com 1.537 aplicadas. Por fim, a cobertura da dose de reforço está em 57,94%, com 748 pessoas vacinadas.

Apenas 13 cidades no país não tem mortes

Um levantamento feito pelo portal g1 apontou que, até terça-feira (12), 13 cidades brasileiras não tinham mortes por Covid-19. Flor do Sertão é a única representante catarinense e a segunda na região Sul. Além dela, Novo Tiradentes, no Rio Grande do Sul, também não teve óbitos.

Em contrapartida, Minas Gerais é o Estado com o maior número de cidades sem mortes: são sete no total. Em ao menos 21 Estados e no Distrito Federal, todos os municípios registraram ao menos uma morte em decorrência do Coronavírus até esta terça.

Veja a lista de cidades sem mortes no Brasil:

Crixás do Tocantins, Tocantins
Taipas do Tocantins, Tocantins
Milagres do Maranhão, Maranhão
São Francisco do Brejão, Maranhão
Aricanduva, Minas Gerais
Campo Azul, Minas Gerais
Patis, Minas Gerais
Pedro Teixeira, Minas Gerais
Santana dos Montes, Minas Gerais
Serra Azul de Minas, Minas Gerais
Serra da Saudade, Minas Gerais
Flor do Sertão, Santa Catarina
Novo Tiradentes, Rio Grande do Sul

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Homem agride mulher dentro do carro, perde controle e bate em poste em SC

Caso foi atendido pela Polícia Militar em São Miguel do Oeste; mulher foi levada ao hospital com hematoma no rosto

Após 52 dias em greve, médicos peritos do INSS voltam a trabalhar hoje

Cada médico poderá fazer até 12 atendimentos por dia

Polícia Militar apreende mais de 22 kg de maconha em Criciúma

Na residência não havia indícios de estar habitada, fato que não possuía nenhum móvel.

Filho faz investigação paralela e usa até cachorra da família para achar mãe em SC

Carro da mulher foi encontrado em Guaratuba, mas família segue sem notícias dela desde o dia 6 de maio