Geral

Cidade de SC oferece abrigo emergencial para pessoas em situação de rua após alerta de frio intenso

Estrutura é aberta nas noites de forte frio, quando as temperaturas ficam abaixo de 10 ºC; nesses dias, as abordagens e atendimentos são feitos das 19h às 7h

Foto: Paulo Mueller/Divulgação

Com o alerta de frio intenso para esta semana, a prefeitura municipal de São José, na Grande Florianópolis, disponibiliza desde esta segunda-feira (16), o abrigo emergencial para atender as pessoas em situação de rua

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, na segunda, estiveram disponíveis no Centro Multiuso, 35 vagas, das 19h às 7h. Neste primeiro dia, 17 pessoas em situação de rua utilizaram o abrigo.

A partir desta terça-feira (17), serão ofertadas 50 vagas que vão funcionar até o sábado (20) com acesso a alimentação e higiene pessoal aos usuários masculinos e femininos. O acesso das pessoas em situação de rua é permitido até as 23h no abrigo.

O abrigo emergencial é aberto nas noites de frio intenso, quando as temperaturas ficam abaixo de 10ºC, e nesses dias as abordagens e atendimentos são feitos das 19h às 7h.

A RAIS (Rede de Apoio Intersetorial de Assistência Social) está auxiliando o município na divulgação do abrigo que está em funcionamento.

É possível também fazer a doação de roupas masculinas que poderão ser entregues na Secretaria Municipal de Assistência Social ou no Centro Multiuso no período da noite.

Operação em Florianópolis

Florianópolis colocou em funcionamento uma força-tarefa para abordagem e acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua diante do frio intenso.

Na região central, cerca de 45 pessoas foram abordadas pela força-tarefa nesta segunda. Dessas, 15 aceitaram ir à Passarela da Cidadania para o pernoite.

Nas demais regiões da cidade, o serviço será prestado pelas equipes do Resgate Social, que podem ser acionadas pelo telefone (48) 99182-6870.

Todos os abordados que aceitarem ser acolhidos, serão encaminhados à Passarela da Cidadania, onde 50 vagas serão oferecidas em caráter emergencial.

Ao serem acolhidas, as pessoas acessam o serviço, que disponibiliza, além do pernoite, alimentação, local para higiene pessoal e doação de roupa.

O cronograma de ações da força-tarefa, que inicia nesta segunda-feira, 16 de maio, será atualizado durante a semana, de acordo com as orientações da Defesa Civil do município.

Com informações do ND+