Geral

Cidade do Conhecimento: Satc apresenta projetos internos para Basecamp

Empresa israelense é a responsável pelo planejamento amplo do projeto que visa criar um distrito de inovação em Criciúma

Divulgação

A Satc já começou a dar os primeiros passos para concretizar um dos maiores projetos dos seus mais de 60 anos de história: a Cidade do Conhecimento. Em reuniões semanais, a instituição está apresentando para a Basecamp, os projetos de pesquisa e programas de inovação existentes dentro do Centro Tecnológico Satc (CTSatc). A empresa israelense é a parceira responsável pelo planejamento amplo do projeto, que visa criar um distrito de inovação em Criciúma.

As expectativas são altas para que a construção da cidade inteligente seja iniciada, mas neste primeiro momento a Basecamp ainda está conhecendo tudo que a Satc representa. “A empresa está mapeando a Satc – e também a região carbonífera – para conseguir viabilizar o projeto, já que temos muitas ações realizadas aqui dentro”, conta a jornalista, que faz parte da equipe que encabeça a Cidade do Conhecimento, Carolina Paris.

A Satc já apresentou alguns projetos de pesquisa e os programas que formam os pilares de inovação do CTSatc: Cobusiness, Cocreation e Colearning. Além disso, a Basecamp está conhecendo as empresas parceiras, que atuam como investidoras da Cidade do Conhecimento.

No início de abril, representantes da Basecamp chegam a Criciúma para conhecer a região presencialmente. Estão previstas, visitas na Satc, Prefeitura de Criciúma, Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e também em Florianópolis na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e no distrito de inovação da capital.

Sobre a Cidade do Conhecimento

A proposta envolve uma área de 70 hectares que terá uma cidade inteligente. Sustentável no ponto de vista de geração de energia, emissão zero de carbono e reutilização de água da chuva. Terá um grande centro de eventos, hotéis, apartamentos residenciais e estrutura de lazer para que os integrantes possam morar no local.

Notícias Relacionadas

Chuva intensa em SC: Defesa Civil alerta para risco de alagamentos nos próximos 5 dias

A previsão de chuva forte e persistente nos próximos dias afeta principalmente as áreas litorâneas de Santa Catarina

Corredor Ecológico da Serra Geral pode afetar prática agrícola na região

Alerta foi feito pelo advogado e geógrafo Eduardo Bastos Moreira Lima.

Integrantes de organização criminosa são presos por mutilar brutalmente os dedos de uma mulher em Tubarão

A agressão, que foi filmada pelos criminosos, foi motivada por dívida de drogas.

Corpo de Bombeiros de Lauro Müller combate incêndio em caminhão

Havia outros caminhões próximos e, felizmente, colaboradores da empresa conseguiram controlar as chamas até a chegada dos profissionais