Clima

Cidades de SC têm “alerta de grande perigo” para calor intenso

Alerta vermelho atinge outros quatro estados, segundo Inmet

Foto: Arquivo

Cidades de três regiões de Santa Catarina estão em “alerta de grande perigo” até o próximo sábado (16) por conta do calor intenso que atinge o Estado. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que destaca que a temperatura deve ficar 5ºC acima da média no Oeste e Norte catarinense, além do Vale do Itajaí.

O fenômeno meteorológico também deve afetar boa parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, um trecho do Rio Grande do Sul, e o interior de São Paulo.

No início da semana, um alerta de calor extremo já havia sido emitido pelo Inmet, que foi intensificado na quarta-feira (14). A região da Grande Florianópolis também exige precaução, já que o grau de severidade é de “perigo”.

Caracteriza-se onda de calor quando o clima quente acima da média mensal tem duração de três a cinco dias. O aviso passou a valer na quarta-feira e prevalece até sábado. O cenário pode trazer riscos à saúde, como desidratação e agravamento de problemas respiratórios causados pela amplitude térmica.

Previsão do tempo para o fim de semana

A sexta-feira começou com predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens nas demais áreas, onde ao longo da manhã o sol passou a predominar também. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor e umidade com a aproximação de uma frente fria que se desloca pelo Rio Grande do Sul, favorece a formação de pancadas de chuva e temporais bem isolados, do Grande Oeste ao Planalto Sul, principalmente nas áreas próximas à divisa com o RS, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas.

As temperaturas mínimas variam de 12°C e 19°C entre o Meio-Oeste e os planaltos, na Grande Florianópolis Serrana, e marcam entre 18 e 24°C nas demais regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 28 e 30°C no Planalto Sul, marcam entre 32°C e 40°C no Litoral Sul, Oeste e no Extremo Oeste e variam entre 30 e 34°C no restante de SC.

No sábado (16), o sol predomina ao longo manhã em todo Estado. A partir da tarde a nebulosidade já começa a aumentar pelas áreas de divisa com o RS e, entre a tarde e a noite, com a aproximação e atuação da frente fria em SC, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados para todas as regiões, iniciando pelas regiões ao Sul e avançando para as demais áreas ao longo da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 15°C e 20°C entre os planaltos e na Grande Florianópolis Serrana, e marcam entre 20 e 28°C nas outras áreas. À tarde, máximas marcam entre 26°C e 30°C nos pontos mais altos de SC, marcam entre 30°C e 34°C do Meio-Oeste ao litoral, variando entre 35°C e 39°C no Oeste, Extremo Oeste e no Alto Vale do Itajaí.

O domingo (17) inicia com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados, nas áreas de divisa com o Paraná por influência da frente fria que se afasta de SC. Entre o final da madrugada e o início da manhã, a chuva perde intensidade e o dia inicia com sol e variação de nuvens em todas as regiões, mas, entre o final da manhã e o início da tarde, um sistema de baixa pressão, provoca chuva e temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo, com destaque para as áreas do Centro e Leste do Estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais.

As temperaturas mínimas marcam entre 16°C e 19°C entre os planaltos e variam entre 20°C e 25°C nas demais regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 28°C e 31°C no Planalto Sul e nas áreas de divisa com o RS e marcam entre 30°C e 37°C nas outras áreas, com as maiores temperaturas sendo esperadas para todo o Vale do Itajaí e Litoral Norte. O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é baixo a moderado.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Satc: 65 anos de dedicação à educação e ao desenvolvimento regional

Instituição celebra aniversário neste dia 2 de maio reforçando o compromisso com as pessoas e as organizações

Chuva deixa SC em “alerta vermelho” para inundações na divisa com o RS

Cidades próximas da fronteira com o Rio Grande do Sul estão com risco alto para enxurradas e inundações

Tigre marca jogo-treino contra o Caravaggio

Chuva causa estragos e deslizamentos de terra na Serra de SC

Desde quarta-feira (1º), região vem sofrendo as consequências do mal tempo