Saúde

Cidades do Sul recebem médicos cubanos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais dois grupos de médicos cubanos chegam a Florianópolis no início desta semana. Os profissionais estrangeiros fazem parte do Programa Mais Médicos, do governo federal, e irão atuar em 92 municípios catarinenses. Na tarde dessa segunda-feira, 2, está prevista a chegada de 75 médicos. O restante desembarca na terça-feira pela manhã.

Os profissionais serão recepcionados no Hotel Valerim Plaza, no centro da capital, por Walter Gomes Filho, coordenador do Programa Mais Médicos em Santa Catarina; Luiz Antônio Silva, presidente do Conselho de Secretários Municipais (Consems/SC); Clécio Antônio Espezim, superintendente de Planejamento e gestão da Secretaria da Saúde; Luciano Lespinasse Araújo, representante do Ministério da Saúde em SC; e Charles Tesser, tutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Até agora, Santa Catarina já recebeu 57 profissionais estrangeiros inscritos no Programa Mais Médicos. “O programa está dando certo no território catarinense e para o início de Janeiro de 2014 está prevista a chegada de mais profissionais”, adianta Walter Gomes Filho, responsável pela coordenação do programa no estado.

O coordenador informa ainda que a partir do próximo dia 11 começarão as inscrições para os municípios que tiverem interesse em participar do programa. “É importante que os prefeitos manifestem o interesse e façam a inscrição de suas cidades para garantir a colaboração destes profissionais estrangeiros”, completa Walter Gomes Filho.

Confira na listagem abaixo dos municípios da região Sul que receberão os médicos estrangeiros:

Forquilhinha, Treviso, Armazém, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota,  Braço do Norte, Grão Pará, Içara, Jancinto Machado, Ermo, Jaguaruna, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Pedras Grandes, São Ludgero, São Martinho, Siderópolis, Sombrio, São João do Sul, Timbé do Sul, Treze de Maio, Turvo, Urussanga.