Geral

Cidasc investigará mortandade de bovinos em Lauro Müller

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Propriedades rurais de Lauro Müller registraram, nos últimos dias, um número considerável de mortes de animais bovinos. Em uma única propriedade, de dez cabeças de gado adquiridas pelo produtor, seis acabaram morrendo.

O gerente regional da Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola – Cidasc, Eduardo Damineli, tomou conhecimento dos casos durante entrevista realizada nessa quinta-feira (10), no programa Chamada Geral da Rádio Cruz de Malta.

Damineli se comprometeu em determinar à equipe de veterinários da Cidasc que faça uma varredura no município para diagnosticar o que causou as mortes. “Irei entrar em contato com a médica veterinária que fica em Urussanga para fazer um levantamento e, posteriormente, diagnóstico para saber de fato o que está acontecendo. De repente, é alguma zoonose que tem que ser rapidamente diagnosticada para não colocar a saúde do produtor em risco”, afirmou.

Ele destacou também que, nestes casos, é de extrema importância que se procure a Cidasc. “Em quase todos os municípios, temos um escritório da Cidasc. Se não tem, há o escritório do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária – Icasa, que presta serviço à Cidasc. Na região, temos escritório em Urussanga, Orleans e Lauro Müller. Temos também o telefone 0800 que pode ser outra forma de contato. Qualquer relato que nos é repassado, com certeza, um técnico nosso, um veterinário, visitará a propriedade para poder dar o diagnóstico”, garantiu.

Conforme o gerente regional, a Cidasc conta com um quadro de pessoal formado por 79 profissionais nas regiões Amesc e Amrec.