Geral

Cinco casas são interditadas após fatalidade em Orleans; previsão de chuva até sábado

Cinco casas foram interditadas no bairro Alto Paraná após a fatalidade ocorrida em Orleans. A decisão foi tomada na residência onde estava Octávio Vieira Bressan, 17 anos, nas casas situadas do lado esquerdo e direito dela, e em duas localizadas na rua de cima, no barranco que desmoronou. Os moradores foram tirados dos locais ainda na noite de terça-feira (16). Foi registrado 53 milímetros de chuva em uma hora e meia na cidade.

A preocupação é grande, pois a previsão é de chuva até sábado, conforme informações do coordenador regional da Defesa Civil de Criciúma, Rosinei da Silveira. A decisão de interdição, a princípio, é temporária. “Durante o dia de hoje nós realizaremos uma avaliação técnica com um olhar mais detalhado para tomarmos a decisão do risco deste sinistro para sabermos qual casa será ou não definitivamente interditada”, explicou.

Ainda de acordo com o coordenador regional, a administração Municipal de Orleans contratou um geólogo para realizar um estudo mais aprofundado. “Por enquanto, o que é possível analisar é uma movimentação rotatória do solo, devido à vegetação ser bananeira, concentração de muita umidade, uma drenagem insuficiente do local e escorregamento de massa, que foi o que provocou o acidente”, explicou.

Uma forte chuva atingiu o município no fim da tarde de terça-feira e provocou um desmoronamento de terra que, por sua vez, atingiu a residência onde estava a vítima fatal. Ele tomava banho no momento e ficou sob os escombros. O trabalho de resgate foi realizado por socorristas do Corpo de Bombeiros e do Samu de municípios da região e durou aproximadamente três horas.

O avô da vítima, A.S.V., 62 anos, também precisou ser resgatado. Ele foi encaminhado para a Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO com algumas fraturas, mas sem risco de morrer. O banheiro em que o jovem estava ficava ao lado, anexo à casa de dois pisos, junto com a garagem. Duas retroescavadeiras foram necessárias para auxiliar na retirada dos escombros.

[soliloquy id=”168823″]