Geral

Cinco indícios de que você pode ter tido Covid-19 e não percebeu

Além dos clássicos sintomas de gripe e resfriado, existem outros indícios que indicam contaminação recente pelo vírus.

Divulgação

As infecções por Covid-19 deram um boom no início deste ano em Santa Catarina. A presença da variante Ômicron, conhecida por sua alta transmissibilidade, e o avanço da vacinação fez com que muitas pessoas tivessem sintomas mais brandos da doença, em muitos casos passando pela infecção sem nem saber.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vê o paciente assintomático como potencialmente perigoso. Isso porque, mesmo sem apresentar sintomas como tosse, febre e dor de garganta, ainda pode transmitir o vírus. E neste contexto, os sintomas tradicionais de uma gripe não são os únicos “sinais” que podem ser observados.

Sintomas não convencionais estão cada vez mais presentes em quem passou pela Covid-19 recentemente. Se você apresentar alguns deles, pode ser que tenha tido o vírus e nem percebeu.

Teve sintomas mas não fez teste

Muitas pessoas apresentam sintomas leves de gripe ou resfriado, mas por não virem acompanhados de febre, ou outros sintomas mais graves, acabam não procurando por testes. No entanto, há evidências de que a variante Ômicron tem sintomas mais leves. E neste caso você pode ter tido Covid-19 e se recuperado sem saber.

Queda acentuada de cabelos

Se o seu cabelo está caindo mais que o normal, pode ser um indício de que você tenha tido Covid-19. Um estudo publicado pela The Lancet há um ano apontou que 22% das pessoas que foram infectadas sofrem queda acentuada de cabelo até seis meses após a contaminação, e as mulheres são as mais afetadas.

O levantamento identificou que dos 1.655 pacientes examinados, 359 apresentaram queda de cabelo. O estudo, que foi feito em Wuhan, na China, apontou que este é um sintoma da Covid-19 a longo prazo.

Familiares tiveram Covid-19

Se integrantes da sua família tiveram Covid-19 recentemente e você não apresentou sintomas, você também pode ter pego. Considerando o avanço da vacinação, muitas pessoas apresentam sintomas leves ou a ausência de sintomas.

Teve diarreia, náusea, vômito

Sintomas como diarreia, náusea, vômito e dores abdominais foram mais frequentes que o esperado. De acordo com um estudo da revista Gastroenterology, a diarreia pode ter sido o primeiro e único sintoma de Covid-19 em muitos pacientes.

Sua pele mudou

Se a sua pele mudou – está mais ressecada ou com alergia – pode significar que você contraiu, principalmente, a variante Ômicron. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, indica que erupções cutâneas, brotoejas, palidez e ressecamento da pele e dedos também podem ser sintomas da doença.

O órgão também explica que estes casos são caracterizados por vermelhidão, descamação, bolhas ou inchaços nos pés, principalmente.

Mesmo que a presença de espinhas – ou erupções cutâneas – sejam bem comuns em infecções por alguns vírus, os cientistas ficaram surpreendidos ao ver um grande número de pacientes com Covid-19 apresentar problemas de pele.

Cuidados devem ser mantidos

Mesmo com a ampliação da vacinação, os protocolos básicos de prevenção ao coronavírus devem continuar a ser priorizados, para evitar problemas graves em virtude da doença. A garantia da imunização completa, utilização de máscara e higienização frequente das mãos se tornou um protocolo permanente – e eficiente – para a saúde.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Em três meses, PGE atuou em cerca de 270 ações judiciais e emitiu 36 pareceres jurídicos sobre Covid-19

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atuou de forma judicial e administrativa para dar suporte às decisões do Poder Executivo e garantir o cumprimento das determinações para conter o avanço do novo coronavírus no Estado.