Saúde

Cinco tipos de vacinas aplicadas em gestantes, adultos e crianças estão em falta em SC

Foto:Divulgação / Notisul

Foto:Divulgação / Notisul

Cinco tipos de vacinas aplicadas em gestantes, adultos e crianças estão em falta em Santa Catarina. Conforme os representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive da secretaria de estado da saúde, o desabastecimento ocorre devido à indisponibilidade de estoque do Ministério da Saúde.

O estado não dispõe das vacinas contra as hepatites A e B, difteria e tétano para adultos (dupla adulto), difteria, tétano e coqueluche para gestantes (dTpa reforço adulto) e para crianças (DTP e DTPa). Segundo o site Notisul, em Capivari de Baixo, Jaguaruna, Sangão, Pedras Grandes, Treze de Maio e Gravatal os mesmos tipos estão com o abastecimento comprometido.

De acordo a coordenadora do setor de imunização da 20ª Gerência de Saúde em Tubarão, Karine Zapelini Antunes, a vacina tetraviral, que protege as crianças contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela (catapora) está com a quantidade reduzida. "Estamos priorizando os casos de urgência e conforme vai normalizando o estoque vamos chamando as pessoas. Em alguns casos conseguimos resolver com soros", explica. 

Em Tubarão, conforme os responsáveis pela secretaria municipal de saúde, as salas de vacinas possuem doses de DPT e DTpa reforço adulto (gestantes). "A dupla adulto (dT) recebemos poucas doses, ficando disponível apenas para gestantes e pessoas com ferimentos recentes", destacam. DTPa Crie, tetraviral e varicela monovalente, hepatite A Crie, hepatite A rotina pediátrica e hepatite B estão indisponíveis. A vacina contra raiva em cultura celular/Vero o município recebeu uma quantidade menor, dez doses.

Liberação

A responsável pela Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Dive, Vanessa Vieira da Silva, destaca que existe a possibilidade de mudança desse cenário por conta de avaliações dos pedidos que estão sob a análise da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e aguardam a liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

O que é Crie?

Crie's são os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais. Algumas vacinas que não constam no calendário de vacinação, porém são necessárias a grupos de pessoas (prematuros, portadores de síndromes, cardiopatas, portadores de HIV, entre outros), são disponibilizadas gratuitamente pelo Ministério da Saúde nos Crie's.