Cultura

Cine Mussi recebe mostra cinematográfica de filmes alemãe

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma oportunidade para fugir das produções hollywoodianas se aventurar num cenário renovador da história do cinema e aprender um pouco mais. O Cine Mussi, a partir desta segunda-feira, dia 23 até 31 de março, às 19h30min, estará de portas abertas ao público, fã de bons filmes.

O espaço foi revitalizado e conta com mais de 200 lugares. A mostra Sombra que Assombram é uma realização do Cine Sesc e Cine Clube de Laguna. Entrada gratuita, com classificação 14 anos. 

Misticismo, fantasmas, sobrevivência, sangue, morte e sombras são palavras que descrevem o sentimento expressionista. Intrinsecamente, trata-se do encontro da criatividade do artista com os seus impulsos emocionais e instintivos mais profundos.

A mostra Sombras que Assombram

O Expressionismo no Cinema Alemão  oferece a oportunidade de se conhecer o movimento expressionista no cinema, que teve seu auge em uma Alemanha arruinada pela Primeira Guerra Mundial e se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras e, ao mesmo tempo, pela exposição de uma sociedade imersa em um cenário desolador e extremamente mecanicista.

Os filmes da década de 1920 espelham bastante a nebulosidade de seu tempo: os cenários, em especial das grandes obras, como O gabinete do Dr. Caligari, O gabinete das figuras de cera, O golem e Nosferatu, tendem à claustrofobia, têm pouca profundidade, são tortuosos, beiram o grotesco.

A maquiagem dos atores foi concebida de maneira exagerada, sinistra, que lhes fazem parecer mortos-vivos. Seus corpos são pesados, com movimentos bruscos. Os figurinos também pesam, dificultam o movimento dos atores, dando-lhes uma aparência soturna.

Atualmente, muitos dos cineastas daquele tempo são nomes cultuados. Qual amante do cinema nunca ouviu falar de Fritz Lang, Murnau, Paul Leni, Ernst Lubitsch, Pabst e Robert Wiene? Se não ouviu, seja bem-vindo ao mundo das sombras expressionistas.

Programação

Dia 23 – O Gabinete do Dr. Galegari, às 19h30min, no Cine Mussi

Dia 24 – As Mãos de Orlac

Dia 25 – O Golem

Dia 26 – O Gabinete das Figuras de Cera

Dia 27 – O Homem que Ri 

Dia 28 – Fausto 

Dia 29 – Nosferatu

Dia 31 – Petrópolis-RS

Dia 1 de abril – A última gargalhada

Fonte: Sesc/SC