Geral

Cinquenta anos dedicados ao Movimento Escoteiro

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Cinquenta anos dedicados a uma paixão: o Movimento Escoteiro. João Batista Mendes, conhecido por JB, é de Tubarão e por décadas tem se dedicado ao escotismo. Em alusão à data, uma solenidade será realizada neste sábado, no Clube 29, quando também se celebram os 56 anos do 9º Grupo Escoteiro Tubarão, do qual ele sempre foi membro.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, JB ingressou no Movimento Escoteiro em 1962, mais precisamente no 9º Grupo Escoteiro Tubarão. “Desde então, tenho participado de diversas atividades e da vida escoteira do grupo. Entrei no ramo sênior (formado por jovens de 15 a 17 anos) e me apaixonei”, conta.

Na época, ressalta o escoteiro, a sede do grupo funcionava no colégio Henrique Fontes. “A escola era onde hoje é a Catedral. Com a construção da igreja, fomos para o Lar da Menina. Depois, ficamos um tempo sem um local fixo e as atividades eram realizadas na casa de pais de escoteiros. Levávamos, inclusive, materiais para que as atividades fossem realizadas”, relata JB.

Porém, JB diz que os pais começaram a achar complicado. “As reuniões, naquela época, eram aos sábados e domingos. Os pais começaram a achar difícil fazer as atividades nas casas, pois era um grande número de escoteiros. Algum tempo depois, veio a construção da sede própria”, explica.

Foi através do escotismo que JB melhorou como pessoa, além de fazer inúmeros amigos no Brasil e no exterior. “Melhorou minha educação e a parte social. O método escoteiro proporcionou diversas vivências que levarei para sempre. Fui sênior, pioneiro e assistente de chefe, participei de muitas atividades, inclusive em âmbito internacional. Com minha aposentadoria, passei a me dedicar à produção de materiais voltados ao movimento escoteiro, como cintos, arganéis, entre outros”, afirma.

Durante os 50 anos de boas atividades, JB tem uma imensa lista de amigos. “Tenho a honra de conviver com pessoas especiais da minha vida escoteira. Alguns vieram de longe para comemorar a data ao meu lado. Agradeço a todos e também àqueles que não são uniformizados, mas que são escoteiros autênticos pela forma de ser e agir”, enaltece.

Além disso, JB deixa um recado para os escoteiros de hoje e do futuro. “A participação no Movimento Escoteiro traz muitas coisas boas: vivências, conhecimento, experiência e amigos. Por isso, nunca desistam de serem melhores cidadãos, fazer o melhor possível e estar sempre alerta”, acrescenta.

9º grupo escoteiro Tubarão

O 9º Grupo Escoteiro Tubarão comemora 56 anos de fundação durante a solenidade deste sábado, no Clube 29. Atualmente, o grupo conta com cerca de 100 membros registrados na União dos Escoteiros do Brasil. As atividades ocorrem durante todo o ano, sempre aos sábados, e são divididas por ramos: Lobinho (de sete a 10 anos); Escoteiro (11 a 14 anos); Sênior (15 a 17 anos); Pioneiro (18 a 21 anos) e Escotista (ou chefe, acima de 21). A sede do grupo fica localizada na rua José Ferreira, 1112, no bairro Santo Antônio de Pádua, em Tubarão. Este ano, as atividades encerram no próximo sábado, dia 30, e retornam em 2014, a partir do primeiro sábado de março.

O escotismo, fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A proposta é o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira. Através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.