Geral

Cirquinho do Revirado as margens do Rio São Francisco

O Grupo Cirquinho do Revirado está se apresentando esta semana no estado de Alagoas. Os Criciumenses levaram “Júlia” para dançar na capital Maceió e nas cidades de Arapiraca e Penedo, pelo Projeto Palco Giratório do SESC. Esta última teve um toque especial para o grupo. A apresentação aconteceu às margens do famoso Rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil. O Rio faz a divisa dos estados de Alagoas com Sergipe.

A apresentação aconteceu na Praça 12 de abril, na orla ribeirinha, próximo a muitas barraquinhas que ali vendem milho assado, legumes e verduras. “Na rotina de vender milho assado a cada dia, este dia teve um cheiro diferente. O cheiro do teatro intervindo no cotidiano destas pessoas, desses olhares de esperança. É o teatro transformando, nem que seja por uma horinha, o enredo desta história”, comentou a atriz Yonara Marques, que interpreta a personagem Julia, no espetáculo de mesmo nome.

Nesta terça-feira o grupo ministra oficina de pernas de pau e na quarta-feira parte com destino a cidade de Recife no Pernambuco, onde apresentará dois espetáculos: “Julia” e “Amor por Anexins”.

A Cidade de Penedo

A cidade de Penedo é tombada pelo patrimônio histórico nacional, e possui uma arquitetura da época do Brasil Colônia, um verdadeiro museu a céu aberto. O destaque fica para o Paço Imperial, hospedagem de Dom Pedro II em 1859, onde estão expostas porcelanas, mobiliário e objetos que contam parte da história da cidade e do Brasil. O Imperador esteve hospedado na cidade por dois dias, e segundo está estacado em uma placa em frente ao museu, o imperador teria se encantado com a cidade. "O local é muito bonito e creio que deveria estar aqui a capital da Província".

Da sacada do hotel São Francisco  é possível avistar as cinco igrejas históricas e o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, do século XVIII, com detalhes barrocos.