Geral

Cirquinho do Revirado recebe homenagens dos vereadores

O grupo de teatro Cirquinho do Revirado recebeu na sessão ordinária de hoje (22/7) homenagem dos vereadores. O ato solene foi realizado durante o espaço do Horário Político e foi uma proposição do vereador Dr. Mello (PT), e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

“O grupo esteve nos representando muito bem a nossa cidade por vários estados do país. O grupo Cirquinho que iniciou anos atrás em Criciúma por uma ideia do casal, Reveraldo e Yonara. Tive a felicidade de ver algumas obras do grupo e outras que eles sempre abrilhantaram trazendo muita alegria ao povo de Criciúma. Continuo torcendo para que vocês possam nos brindar sempre com o espetáculo feito por vocês”, disse o vereador, autor da proposição.

Reveraldo Joaquim mencionou a satisfação de o grupo ser lembrado pelo trabalho, que já vem sendo desenvolvido há anos. “Somos artistas como todos os outros. Na época, trabalhava em uma loja. Saí e decidimos viver do teatro. Hoje o grupo vive há 16 anos exclusivamente do teatro. Sobrevivemos dessa arte. Pensem na cultura como prioridade”, reforçou.

Luan Joaquim, filho do casal, e que está cursando teatro na Udesc, destacou e agradeceu em nome da família a homenagem. “Apresentamos em várias cidades do estado e do Rio Grande do Sul. Hoje, circulamos o país todo com as peças “Julia” e “Amor por Anexins”. O que nos move é a possibilidade de mudar nem que seja por um instante a vida de uma pessoa, a possibilidade de refletir sentimentos expressados através do teatro. Estamos sendo homenageados e com orgulho recebendo a placa. Investir na cultura é investir em saúde, saneamento público, esporte, social”, enfatizou, lembrando ainda a falta de investimento na cultura e das dificuldades.

A artista Yonara Marques destacou que esta é uma oportunidade boa de expressar. “Sentimos falta de apresentarmos na cidade. Fizemos bem feito o que fizemos e fizemos com amor”, falou, também reforçando a falta de investimento nesta área na cidade de Criciúma. A pequena Marcela Joaquim também esteve presente.

Saiba mais – O Grupo nasceu em 1997, quando Yonara Marques e Reveraldo Joaquim, então casados há três anos, resolveram dar uma guinada em suas vidas: solicitaram a confecção de uma pequena lona de circo, para apresentação de teatro de fantoches. O boneco mestre-de-cerimônias chamava-se Revirado, daí, portanto, o nome do Grupo: Cirquinho do Revirado. As encenações eram, em sua maioria, clássicos da literatura infantil, contados a partir da lógica muito peculiar do Revirado.

No ano de 2001, o grupo realizou a montagem das peças “Amor por Anexins” e “O Sonho de Natanael”. Ambas oportunizaram ao Cirquinho uma repercussão em nível nacional, o que gerou mais responsabilidade e, inevitavelmente, uma evolução na qualidade de seus trabalhos.

O Grupo então, passou a participar de vários festivais, editais, projetos de circulação e mostras importantes por todo Brasil, recebendo vários prêmios.

Em 2011, o Grupo montou o espetáculo de rua intitulado “Júlia”, e neste ano de 2013, o Projeto Palco Giratório do SESC selecionou, dentre mais de três mil peças, apenas dezesseis espetáculos para circular por todos os estados brasileiros. O Grupo Cirquinho do Revirado foi o único grupo do estado de Santa Catarina selecionado para fazer parte desta programação, com os espetáculos de rua “Júlia” e “Amor por Anexins”, além de oficina de perna de pau. O Grupo viajará até o final de setembro por dezesseis estados brasileiros pelo Projeto Palco Giratório.

Além de manter seis peças em seu repertório e de viver, desde sua origem, exclusivamente do fazer teatral, seus objetivos principais são a produção e representação das mais variadas vertentes do teatro, não se prendendo a um único estilo, porém, sem jamais perder suas características, seu modo particular de atuar diante de seu público.

Colaboração: Daniela Savi