Saúde

Cirurgia ortognática é realizada no Hospital São José

Pela primeira vez, procedimento foi encaminhado pelo SUS, via Secretaria de Saúde do município

Divulgação

O Hospital São José de Criciúma realizou nesta semana a primeira cirurgia ortognática para correção dentofacial pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi realizado pelos cirurgiões bucomaxilos Flávio Tomazi, Eron Baroni e Andrea Willemann Manfredini.

“A cirurgia ortognática tem por objetivo colocar os ossos da face na posição correta. Essa é uma condição que, na maioria das vezes, o paciente já nasce com o problema. São pacientes que tem o queixo muito grande ou o queixo muito para trás, por exemplo. Por meio dessas cirurgias é possível fazer essas correções, tanto na maxilia, quanto na mandíbula, quanto no queixo”, explica o bucomaxilo Flávio Tomazi.

De acordo com o profissional, estas condições na grande maioria são genéticas. “Elas também podem ocorrer eventualmente por meio de um trauma ou de alguma doença facial. A necessidade da cirurgia é sempre muito avaliada e tem o principal objetivo de corrigir essas deformidades. São problemas que não comprometem só a estética, como também a função, por isso consideramos uma cirurgia estético-funcional”, relata o especialista.

Este primeiro procedimento realizado pelo SUS foi autorizado pela Secretaria de Saúde de Criciúma e a paciente já está em casa, em recuperação.

Saiba mais:

A cirurgia ortognática é um procedimento necessário para corrigir e reposicionar os ossos da face, em pacientes que apresentam algum tipo de deformidade ou assimetria.

O posicionamento inadequado da mandíbula ou da maxila pode prejudicar não só a aparência, mas também aspectos vitais, como funcionamento das articulações empregadas na mordida, respiração, saúde dos dentes e tecidos adjacentes, além da questão psicossocial.

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.