Saúde

Cirurgião cardiovascular traz experiências da Nova Zelândia e Austrália para o Hospital São José

O médico trouxe do exterior um amplo conhecimento que, desde então é utilizado em favor dos pacientes do HSJosé.

Divulgação/HSJosé

Com uma vasta experiência na Nova Zelândia e na Austrália, países reconhecidos pela alta tecnologia e procedimentos em excelência na área cardiovascular, Dr. João Madeira Neto (CRM-28081), cirurgião cardiovascular, desde outubro de 2019, reforça a equipe do Hospital São José de Criciúma. Formado pela Universidade Federal do Paraná com residência na PUC-PR em cirurgia cardiovascular, o médico trouxe do exterior um amplo conhecimento que, desde então é utilizado em favor dos pacientes do HSJosé.

“Após a especialização fui para a Itália e França onde fiz um estágio que me deu habilidade e conhecimento na manipulação de enxertos arteriais e cirurgias de revascularização do miocárdio com o coração batendo. Retornei ao Brasil e, após trabalhar em Curitiba por cinco anos, fui convidado para iniciar um serviço de cirurgia cardíaca no hospital do Coração Nossa Senhora da Salete, em Cascavel, no Paraná”, explica Dr. Madeira.

Em Cascavel, Dr. Madeira permaneceu por 14 anos. “Depois deste período, em 2016, eu e toda família fomos para Nova Zelândia buscar novos conhecimentos, aprender uma nova língua e principalmente conhecer uma cultura diferente”, aponta Dr. Madeira. “Ficamos dois anos lá e depois mudamos para Austrália onde meus familiares se encontram até hoje. Durante esse período, no exterior, tive muita satisfação de conhecer serviços médicos de excelência aliando tecnologia, profissionalismo e humanidade”, complementa.

Início do trabalho no HSJosé

Após o período de aprendizado fora do país, o médico iniciou as atividades em 2019 no HSJosé. “Fui recebido com muito carinho e respeito por parte de todos. Aqui temos um ambiente muito acolhedor, profissional e que oferece uma infraestrutura excelente para realização de cirurgias do coração com alta tecnologia. Possuímos uma equipe de cardiologia, hemodinâmica, anestesiologistas, intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos de alto nível, além das clínicas de apoio, o que tornam as cirurgias muito mais seguras e, consequentemente, trazem resultados positivos aos pacientes”, esclarece o cirurgião.

Participação na Pastoral Hospitalar

Além do trabalho desenvolvido como cirurgião cardíaco na instituição, Dr. Madeira também atua como voluntário na Pastoral Hospitalar do HSJosé. “Me sinto muito feliz de fazer parte da pastoral. Desenvolvemos ações de prevenção onde o Ser é visto de forma integral e aliamos Saúde e Espiritualidade”, esclarece. “Só tenho a agradecer aos meus colegas de trabalho pela oportunidade que tenho de fazer parte desse time do Hospital São José e da excelente relação que existe entre diretoria e corpo clínico. Espero poder desenvolver um bom trabalho na área da cirurgia cardíaca e trazer novas técnicas de cirurgias como vídeos cirurgias e, assim, colocar o HSJosé no hall dos grandes hospitais creditados pela Joint Commission for the Accreditation of Hospital Organisation”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Pacientes e colaboradores do HSJosé recebem gesto de carinho por meio da música no dia de páscoa

Em tempos difíceis, simples ações de reconhecimento trazem conforto aos pacientes e pessoas que trabalham em Instituições de saúde

Com apoio do Hospital São José, Criciúma será sede do “Congresso de Cirurgia e Encontro Estadual de Residentes de Cirurgia Geral”

O evento contará com nomes de grande destaque na área de cirurgia geral, digestiva, oncológica e robótica no cenário nacional.

Hospital São José recebe doação de argamassas, rejuntes e pisos para o setor de radioterapia

Os materiais foram doados pelo Grupo Inkor, de Imbituba, e pelas empresas Eliane, de Cocal do Sul.

Seis altas por Covid-19 foram registradas em um só dia no Hospital São José

Para atendimento especialmente ao Covid-19, o HSJosé conta com 102 leitos de internação e 18 leitos de UTI.