Geral

Cisam-Sul oficializa parcerias com municípios da região

Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental, Cisam-Sul, foi realizada na última sexta-feira (18), no salão de eventos do Real Nob Hotel, em Orleans.

O encontro contou com a presença do superitendente da Funasa em Santa Catarina, Adenor Piovesan, o Noi; o presidente do Cisam-Sul, Marco Antônio Bertoncini Cascaes; a engenheira química, Angela Rosso; o engenheiro, Milton Tadashi Shiratori; o diretor do Samae no município, Antonio Willemann, e 14 representantes, dos 17 municípios consorciados. O momento possibilitou aos diretores dos serviços de saneamento de água, a oportunidade de sanar dúvidas em relação a implantação do consórcio em cada cidade. Na ocasião, os kits que serão utilizados para a análise de potabilidade da água foram entregues.

Marco Antonio Bertoncini Cascaes, na função de presidente do Cisam-Sul, destaca a importância da água de qualidade em toda nossa região e do avanço que essa iniciativa trará aos consorciados. “O Ministério Público está pressionando estes 17 municípios para apresentarem resultados positivos, no que diz respeito à qualidade da água e ao destino do esgoto. E, hoje, damos o pontapé inicial com a distribuição desses kits, que possibilitarão o controle de qualidade da água” afirma.

A Funasa disponibilizará um laboratório móvel com profissionais capacitados, a fim de dar agilidade no processo de coleta e análise do produto.

Conforme o superitendente da Funasa, Adenor Piovesan, os equipamentos para análise de potabilidade da água nos municípios, favorecerão a qualidade de vida local. “É mais água potável, mais qualidade de vida, mais prevenção de saúde, menos doenças, menos custos nos postos de saúde. É essa a nobre missão do Cisam-Sul: promover melhorias que reflitam positivamente nos locais onde as pessoas vivem”, destaca Noi.

Os municípios que aderiram ao consórcio são: Anitápolis, Araranguá, Cocal do Sul, Grão Pará, Içara, Imaruí, Jacinto Machado, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Orleans, Pedras Grandes, Sangão, Santa Rosa do Sul, São Ludgero, Timbé do Sul, Treviso e Urussanga.

Além da unidade móvel, um laboratório para análises de água, está em fase final de construção em Orleans, devendo iniciar suas atividades, somente, em 2014.

Colaboração: Ariel Rodrigues

[soliloquy id=”43811″]