Saúde

Clésio Salvaro articula reunião sobre Hospital São José com secretário estadual de Saúde

Vicente Caropreso se reunirá com direção do Hospital São José e prefeitos da Amrec para tratar as pendências com a instituição.

Foto: Émerson Justo / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Foto: Émerson Justo / Comunicação Prefeitura de Criciúma

O Hospital São José – HSJ será pauta de debate entre prefeitos da região carbonífera e o secretário estadual de Saúde, Vicente Caropreso. Articulado pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o encontro ocorre na próxima terça-feira (7), às 10h, na Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis. A reunião contará com a presença da direção da unidade hospitalar.

A conversa foi agendada nesta quarta-feira (1°), após encontro entre Prefeitura de Criciúma e HSJ. “Nos reunimos com a direção do São José para discutir a questão financeira da entidade a fim de evitar nova paralisação nos atendimentos. Também reforçamos o apoio na busca da resolução dos impasses”, comenta a secretária municipal de Saúde, Francielle Lazzarin Gava.

Salvaro destacou a sua preocupação em relação ao impasse e ao novo contrato de gestão do HSJ. “Queremos buscar uma solução aos impasses e chegar a um acordo o quanto antes. Estamos tratando a saúde como prioridade. Nessa semana eu fui pessoalmente em várias prefeituras da região para levar a discussão aos outros prefeitos”, afirma. Os prefeitos se reunirão na sexta-feira (3), na Amrec, para discutir a gestão plena hospitalar.

A vice-diretora do HSJ, Irmã Terezinha Busse, conta que os impasses precisam ser resolvidos para não gerar novas paralisações nos atendimentos. “São três fatores que podem fazer com que uma nova interrupção ocorra: por parte dos funcionários se não receberem seus salários, se os fornecedores pararem de fornecer poderá faltar medicamentos, e caso os médicos não recebam poderá haver greve”, revela.

De acordo com Salvaro, a Prefeitura de Criciúma está disposta a resolver o problema. “Pedimos a compreensão dos trabalhadores. Estamos tentando resolver o problema. No dia 9 de fevereiro teremos reunião com os prefeitos e secretários de saúde da região para buscar recursos ou até mesmo sair da gestão plena, fazendo com que o Estado e a União contratem os hospitais. Já convidamos a direção do HSJ para participar do encontro também. Todo dinheiro que chega ao município é repassado imediatamente ao hospital. Até agora já foram feitos três repasses”, ressalta.

O encontro na sede da Administração Municipal, no bairro Ceará, contou com a presença do vice-prefeito, Ricardo Fabris, do secretário municipal da Fazenda, Robson Gotuzzo, e da diretora do HSJ, Irmã Libera Mezzari, além de assessores jurídicos da unidade hospitalar.

Colaboração: Émerson Justo / Comunicação Prefeitura de Criciúma